Primeiras semanas de gestação - Será que eu estou grávida?

Na primeira semana, é possível que a mamãe não sinta claramente os sintomas da gravidez, mas seu lado emocional já diz que vem novidade por aí

Duas mãos sobre a barriga de uma mulher formando o desenho de um coração.
Reprodução / Internet

Você é “tentante” e já vê os sintomas de gravidez em tudo? Talvez não seja esse o seu caso, mas está percebendo alguns sinais que acredita ser de uma gestante? Um simples atraso na menstruação já pode estar revirando sua cabeça, e se isso vier acompanhado de cólicas, náuseas e alterações no paladar, aí é que o bicho pega mesmo!

Seja qual for sua situação, meu primeiro conselho é muita calma nessa hora!!! O que você está sentindo pode nem ser um indicativo de que está grávida. Por outro lado, é preciso ficar atenta porque uma nova vida pode estar crescendo dentro de você.

Segunda semana de gravidez – O que está acontecendo com meu corpo agora?

Na segunda semana, o teste de farmácia já detecta gravidez

Na 2ª semana é quando, de fato, ocorre a fecundação. A partir do período, as células começam a se multiplicar a todo vapor. Depois de doze dias de fertilização já é possível diagnosticar a gravidez por meio do teste de farmácia ou pelo exame de sangue Beta HCG

Após fecundado, o óvulo (zigoto) se desloca da trompa e se implanta na parede uterina onde a placenta começará a crescer. Nesse momento, alguns vasos podem se romper causando pequenas perdas de sangue, que no início da gestação são conhecidas como sangramento de implantação. Contudo, nem todas as mulheres percebem o que está acontecendo. Se houver sangramento intenso, procure o médico.

Terceira semana de gravidez – Como o bebê se desenvolve?

A essa altura você já deve ter um resultado positivo. Caso a confirmação da gravidez ainda não tenha acontecido, é nesta semana que você receberá o tão esperado resultado. O exame de sangue Beta HCG poderá diagnosticar a gravidez de acordo com os níveis de hormônios HCG com maior precisão.

Algumas mudanças no seu corpo começarão a acontecer, mesmo que você ainda não tenha percebido, mas se parar pra prestar um pouquinho mais de atenção irá notar alguns sintomas de gravidez.

Neste momento, a fecundação já aconteceu e o embrião já tem o tamanho da cabeça de um alfinete. Mas por enquanto, ele não é mais que uma bolinha de células fixadas à parede do seu útero. Se estiver tudo bem, a placenta e bolsa d’água já se formaram.

É nesse momento que a combinação do código genético (DNA) da mãe e do pai definem muitas características físicas do bebê, como tipo de cabelo, cor dos olhos, sexo e outras. Já está imaginando a carinha dele ou dela? Te entendo! Eu também já passei por isso. Apenas, aproveite!

Cuide também das suas emoções, pois as mudanças fisiológicas e físicas que começarão a acontecer podem trazer instabilidade emocional. Não leve isso tão a sério e procure atividades relaxantes sempre que possível, como ler um livro, tomar um banho demorado, ver um filme ou série ou qualquer outra coisa que lhe deixe mais tranquila.

Os 12 principais sintomas de gravidez

  • – Azia
  • – Náuseas
  • – Alterações no paladar
  • – Dor de cabeça
  • – Pontadas na barriga (baixo ventre)
  • – Sensibilidade e inchaço nos seios
  • – Urina em excesso
  • – Tontura
  • – Corrimento puxado para um tom de rosa
  • – Sonolência e cansaço
  • – Inchaço abdominal
  • – Atraso da menstruação  

Referências:
https://www.trocandofraldas.com.br/desvendando-os-sintomas-de-gravidez-na-primeira-semana/
https://www.tuasaude.com/10-primeiros-sintomas-de-gravidez/
https://brasil.babycenter.com/a1500843/quando-posso-fazer-o-teste-de-gravidez
http://hemocord.com.br/magazine/semana-de-gestacao-parte-1/#semana-gestacao-2
https://www.guiadobebe.com.br/semana-a-semana/
https://www.gestacaobebe.com.br/3-semanas-de-gravidez/
https://www.maemequer.pt/estou-gravida/como-cresce-o-bebe/semana-a-semana/3-semanas-de-gestacao/

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *