13 semanas de gestação

1-3 Semanas de Gestação

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Semanas

Faltam 38 semanas

13ª Semana de gestação – Insira vitaminas na sua alimentação

(Imagem: FreePik)

A 13ª semana de gestação corresponde ao quarto mês da gravidez e ao início do segundo trimestre de gestação. Nela, o feto estará pesando cerca de 14g.

13ª Semana de gestação – Meu corpo

Na 13ª semana de gestação, os enjoos matinais e os incômodos recorrentes do primeiro trimestre diminuem bastante. E você, já começa a sentir mais alegria em estar grávida.

Em algumas mulheres, a barriguinha de grávida já é bastante evidente e sua cintura começa a engrossar. Além disso, terá que deixar algumas roupas de lado.

Uma dúvida muito comum entre as gestantes é sobre as relações sexuais na gravidez. A menos que esteja em gestação de risco, o sexo é permitido sim, contudo antes de qualquer coisa, converse com seu médico para esclarecer suas principais dúvidas.

13ª Semana de gestação – Bebê

As mãozinhas e os pezinhos do feto já estão formados na 13ª semana de gestação, assim como seu sistema nervoso central. No entanto, ele só se desenvolverá por completo ao primeiro ano de vida.

Sua bexiga também já funciona assim como a placenta que fica responsável por eliminar os resíduos. Além disso, as cordas vocais estão se desenvolvendo.

Vitaminas na gravidez

 Foto de uma grávida comendo salada
A alimentação adequada é essencial para o bebê (Imagem: FreePik)

Com o objetivo de prevenir problemas futuros para mamães e bebês, é recomendado que as grávidas façam o uso de algumas suplementos vitamínicos.

Eles ajudarão a reduzir a anemia na mulher e os riscos de deficiência no tubo neural do neném. Contudo, vale lembrar que as vitaminas devem ser tomadas segundo recomendação do obstetra ou nutricionista.

Geralmente, neste período, as mulheres sofrem com a deficiência de ferro, cálcio, zinco, cobre; vitaminas C, D, B6, B12 e ácido fólico. Além de precisarem de suplementos de ômega 3 e ácido graxo.

As vitaminas são essenciais durante a gestação e promovem um resultado rápido. Contudo, os mesmos os mesmos nutrientes podem ser obtidos por meio de alimentação saudável, através de frutas cítricas, legumes amarelos, laranjas e verde-escuro, além de carnes brancas.

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