19 semanas de gestação

1-3 Semanas de Gestação

#

1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

19ª semana de gestação – A barriga começa a pesar

Foto da barriga de uma grávida dando foco para a linha escura
Linha escura pode aparecer na barriga das gravidinhas (Imagem: Pexels)

Ao chegar na 19ª semana de gestação, o embrião ganhou o formato de bebê, principalmente porque apresenta um corpo mais proporcional. Além disso, ele reage a uma série de estímulos e se mexe dentro da barriga da mamãe.

19ª semana de gestação – Meu corpo

Desde que engravidou, algumas mudanças aconteceram em seu corpo. Você ganhou um pouco de peso, passou por uma fase de mal-estares, mudanças de humor e de energia corporal.

Na 19ª semana de gestação, pode ser que você se sinta um pouco mais cansada e falte fôlego para fazer algumas atividades. Contanto, mesmo que não consiga fazer exercício físico, faça algo que não te exija tanto esforço.

Seu corpo tem trabalhado bem mais para manter você e o bebê saudáveis. Portanto, inclua bastante ferro e vitamina C na sua alimentação.

Mulher grávida pegando uma laranja que está sobre uma mesa com outras frutas, um cesto e um suco ao lado, além de uma faca e tabuleiro.
Para ter mais energia, inclua ferro e vitamina C na alimentação (Imagem: Pampers)

Ainda nesta semana, os seus mamilos ficarão mais escuros e uma linha escura pode ser notada no centro da barriga. Também pode sentir uma dor na parte baixa da barriga devido ao ligamentos do útero que esticam para acompanhar o bebê.

19ª semana de gestação – Bebê

Imagem ilustrativa de como o bebê se desenvolve na 19ª semana de gestação
Bebê em evolução na 19ª semana de gravidez (Imagem: Pampers)

Agora, vamos falar do rosto do bebê. Uma camada de pelos passa a cobri-lo na 19ª semana de gestação. Suas sobrancelhas e cílios começam a crescer assim como o cabelo.

Falando ainda da pele do embrião, na 19ª semana de gestação, o vérnix (uma substância grossa e branca) é formado.

Os óleos secretados da pele, as células mortas e o lanugo, pelo fino e macio que cobre o corpo do bebê dentro do útero, se agrupam e geram a substância.

Os rins do bebê já funcionam, e inclusive produzem urina que forma um parcela do líquido amniótico que o embrião acaba engolindo. Ainda no período, seu cérebro está se desenvolvendo bem.

E quanto aos órgãos reprodutores sexuais do seu bebê? Na 19ª semana de gestação, seu desenvolvimento está acelerado.

No caso de um menina, a vagina, útero e trompas de Falópio estão no lugar e os ovários já produzem os óvulos. Se for um menino, os testículos se estabeleceram e secretam testosterona.

Mamãe, você chegou ao 5º mês de gestação!

Diabetes gestacional

Aparelhos de medição e controle de diabetes gestacional.
Para evitar que desenvolva a diabetes gestacional, a grávida deve fazer o pré-natal
(Imagem: Pixabay)

A diabetes acontece quando há o aumento do nível de glicose do sangue. No entanto, no período gestacional, a mulher pode desenvolver um quadro de diabetes.

Este quadro é decorrente dos hormônios produzidos pela placenta que atrapalham a produção da insulina. Portanto, também atrapalham o trabalho do pâncreas.

O pâncreas é o responsável por produzir insulina a fim de controlar o nível de glicose no sangue. Sendo assim, sempre que há uma produção elevada de açúcar, a glândula armazena a insulina como reserva de energia. Sendo assim, as taxas de glicemia voltam ao normal.

Se o pâncreas não consegue trabalhar bem e transformar a insulina em energia, a mulher desenvolve a diabetes gestacional prejudicial para ela e para o bebê.

Gostou do nosso conteúdo e que colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ah, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *