22 semanas de gestação

1-3 Semanas de Gestação

#

1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

22ª Semana de gestação – As contrações começam

Em cima de uma cama, três imagens de ultrassom, cartão escrito “Mom” e um coração listrado branco e vermelho.
Chegamos a 22ª semana de gestação e os preparativos para a chegada do bebê estão a mil

Seu bebê passou por muitas coisas até a 22ª semana de gestação, não é mesmo?

Antes, era somente um aglomerado de células e agora está tomando forma de um lindo neném. Mas, muitas coisas ainda vão acontecer nessas semanas restantes.

22ª Semana de gestação – Meu corpo

Ao completar a 22ª semana de gestação, a mamãe vai ter passado por algumas transformações durante a gravidez, tanto no lado físico quanto no lado emocional.

O período mais complicado da gravidez finalmente passou, os enjoos não incomodam a mamãe e os riscos de perder o bebê diminuíram. Mas, mesmo assim, alguns sintomas incomodam bastante a futura mamãe.

Pode que ser você sinta dificuldades ao ir ao banheiro devido as hemorroidas resultantes da dilatação das veias do ânus. Para aliviar o incômodo, busque se alimentar corretamente, inserir fibras no cardápio e ingerir bastante água.

Ah, e também é bom tomar cuidado ao sentir ardência na hora de xixi, pois com o avançar da gestação, infecções urinárias podem acontecer. Logo, assim que seu organismo apresentar algo suspeito, procure o seu médico.

22ª Semana de gestação – Bebê

Imagem do feto dentro do útero com 22 semanas de gestação
Ilustração de um bebê na 22ª semana de gestação (Imagem: Pampers)

Na 22ª semana de gestação, os bracinhos, as mãozinhas e as perninhas do seu bebê evoluíram bastante. Ele mexe as mãos, cruza (e descruza) as pernas, chupa o dedinho e faz outras peripécias dentro do útero.

Outro marco importante na 22ª semana de gestação é o desenvolvimento do ouvido, e em consequência, do equilíbrio já que ele é controlado pelo órgão. Além deste, outro ponto é o fortalecimento de ossos, músculos e cartilagens.

Mamãe, a gestação continua no 5º mês

Contrações de Braxton Hicks

Mulher grávida sentada na cama com as mãos nas costas e outra no colchão, sentindo contrações de Braxton Hicks
Grávida sentindo contrações de Braxton Hicks

Antes de mais nada, vamos ao porque deste nome, pois acredito que assim como eu, ficou curiosa quanto a isso.

As contrações são assim chamadas porque levam o sobrenome do médico que as descreveram. Os movimentos foram descritos pela primeira vez em 1872 pelo ginecologista John Braxton Hicks.

Mas, afinal para que servem essas contrações? Elas servem para que o corpo se prepare para expulsar os bebês e geralmente, acontecem a partir da 20ª semana de gestação.

Seus sintomas geralmente são endurecimento da barriga, falta de ar passageira e um aperto na barriga e costas.

Gostou do nosso conteúdo e que colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ah, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *