29 semanas de gestação

1-3 Semanas de Gestação

#

1-3/40
Semanas

Faltam 38 semanas

29ª Semana de gestação – Preparando a mala da maternidade

Agitação e desenvolvimento acelerado do bebê resumem bem a 29ª semana de gestação. Por outro lado, as mamães sofrem com inchaço, noites mal dormidas e até cãibras.

 Mulher grávida segurando o ultrassom do bebê sentada na cama com meias apropriadas para gestantes
Durante este período, use meio próprias para gestantes para diminuir o inchaço (Imagem: FreePik)

Ao entrar na 29ª semana de gestação, você está no 7° mês de gravidez e no início do terceiro trimestre.

Mamãe, este é um bom período para lavar as roupas do bebê com sabonetes próprios para isso ou sabão neutros. Principalmente, porque não tem cheiros fortes que podem desencadear reações alérgicas no bebê.

Ainda na 29ª semana de gestação, algumas áreas podem começar a inchar, como os pés, devido a diminuição da circulação sanguínea.

A fim de melhorar o inchaço, use meias apropriadas para gestantes e sapatos baixos e confortáveis. Quando possível, coloque as pernas para cima. Dormir vai se tornando cada dia mais difícil, seja pela dificuldade de encontrar um posição ou pela movimentação dos bebês.

Outro incômodo que pode se manifestar nesse período são as cãibras, ou seja, contrações involuntárias de um músculo que provocam dor. Contudo, ainda há dúvidas sobre sua relação com a gravidez.

Ao sentir as contrações, busque esticar suavemente as pernas e puxe os dedos do pé em direção a você. Caso não consiga executar o movimento, peça ajuda de alguém próximo. Além disso, consuma alimentos ricos em potássio e ferro para impedir que se manifeste.

Mamãe, nessa fase é essencial a ingestão de vitaminas como ferro, ácido fólico, cálcio e vitamina C para o desenvolvimento dos ossos do bebê.

29ª Semana de gestação – Bebê

Ilustração do feto na 29ª semana de gestação
Nessa semana, o bebê pode ter virado de cabeça para baixo (Imagem: Pampers)

Ao chegar na 29ª semana de gestação, seu bebê deve estar pesando um pouco mais de 1 kg e sua altura é de aproximadamente 39 cm.

Faltando 11 semanas para seu nascimento, ele está bastante desenvolvido, inclusive parecido com o bebezinho que virá ao mundo.

Essa semana também é muito agitada para o bebê, ele mexe bastante com o cordão umbilical, o que provoca desconforto na mamãe. Além disso, seu cérebro bem ativo controla a temperatura corporal e a respiração do bebê.

Ainda nesse período, no caso dos bebês meninos, os testículos descem até a virilha na direção do caso escrotal. E no das meninas, há uma saliência do clitóris.

Mala da maternidade

Gestante arrumando a mala de maternidade da sua filhinha
Não deixe para arrumar a mala de maternidade de última hora (Imagem: Finanças femininas)

O dia do nascimento do seu bebê se aproxima e você está cada vez mais ansiosa para o parto. Mas, já conferiu se deixou tudo pronto para a chegada do seu pequeno, inclusive a mala da maternidade?

Na mala da maternidade devem conter todos os itens necessários para a mamãe, o bebê e o papai (se necessário) ficarem durante esse breve período pós-parto no hospital.

Geralmente, a mamãe fica até 3 dias na maternidade quando o parto for cesárea, e de 1 a 2 dias se for parto normal.

A fim de te ajudar a montar a mala da maternidade, fizemos uma lista com o que é indispensável nesse momento. Confira neste post e depois de organizar tudo, não esqueça de fazer um checklist!

Gostou do nosso conteúdo e que colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ah, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *