8 semanas de gestação

8 Semanas de Gestação

#

8/40
Semanas

Faltam 33 semanas

8ª Semana de gestação – As cólicas são mais frequentes

Grávida segurando um palito com um coração na ponta
Uma vidinha começa a tomar forma dentro de você

Na 8ª semana de gestação, o embrião lembra uma framboesa devido ao seu tamanho, mas está se desenvolvendo muito bem.

8ª Semana de gestação – Meu corpo

O seu corpo já está passando por diversas transformações na 8ª semana de gestação devido ao quadro em que se encontra. A cintura tende a ficar mais larga a cada dia. E os seios estão aumentando de tamanho, portanto é necessário usar um sutiã com suporte adequado e sem aros.

Os enjoos e náuseas continuam frequentes pela manhã e você se sente mais cansada. Uma dica para a melhoria dos enjoos é consumir bolacha água e sal logo pela manhã. Outra recomendação é fazer pequenas refeições ao dia, ao invés de três grandes.

Dores nas costas, nas pernas e abdômen, bem semelhantes a cólica menstrual podem te incomodar bastante. Não custa nada reforçar que se os sintomas forem intensos, você deve agendar uma visita ao obstetra.

8ª Semana de gestação – O bebê

Na 8ª semana de gestação, o lábio superior e as pálpebras do seu bebê aparecem, contudo os olhos ainda estão separados. As orelhas e os botões dentários também estão se formando neste período.

Os bracinhos e pernas também estão se desenvolvendo e é possível ver as mãozinhas já desenvolvidas, por meio de ultrassom.

Ainda por meio de exame, o médico verifica se o bebê está no útero e se a gravidez é de gêmeos. No entanto, ainda não é possível saber o sexo do bebê. Todavia, um exame de sangue poderá dar um resultado mais preciso.

8-semanas-de-gestação2
Como seu bebê está nesta semana

Os botões dentários do embrião começam a se desenvolver. Logo, é essencial que a mamãe beba muita água para oferecer flúor, cálcio e fósforo suficientes para os dentes e ossos do bebê.

Mamãe, você está no 2º mês de gestação

Cólicas na gravidez

Sentir cólicas na gravidez é normal, principalmente no primeiro trimestre devido ao crescimento do útero que precisa se adaptar ao embrião.

Grávida na 8ª semana de gestação, sofrendo com cólicas e segurando a barriga
Algumas cólicas são normais neste período (Imagem: Freepik)

Fatores relacionados as relações sexuais ou sentir dores antes de ir ao banheiro são situações em que as cólicas são normais e não preocupantes.

Por outro lado, a cólica passa a ser um motivo de preocupação quando a mulher sentir 6 ou mais contrações seguidas num intervalo de uma hora, se vier acompanhada de tontura ou mesmo de sangramento ou corrimento rosa.

Se as cólicas forem persistentes, sem nenhuma melhora e você sentir dores intensas nas costas ou no abdômen associadas as náuseas ou febre, um médico deverá ser procurado para avaliar o caso.

Quando as cólicas não apresentarem nenhum risco à gestação podem ser aliviadas com repouso e ingestão de bastante líquido, um banho morno e alongamentos.

Grávida na 8ª semana de gestação, sofrendo com cólicas, segurando a barriga e bebendo água
Beba bastante líquido para aliviar a cólica (imagem: Freepik)

E aí mamães, gostaram do nosso conteúdo? Então, poste nos comentários para que outras mamães e futuras mamães possam ler. Ah, e não se esqueça de curtir e compartilhar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *