Alimentação na gravidez: veja os cinco legumes mais importantes

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Os legumes possuem nutrientes que são essenciais na alimentação na gravidez

Todos sabem que a alimentação na gravidez deve ser a mais saudável possível. Dessa forma, a futura mamãe manterá um bom funcionamento do seu organismo e ainda ajudará no desenvolvimento do bebê. Para que isso aconteça, um grupo de alimentos não pode ficar de fora do prato: os legumes.

Existe uma grande variedade deles e, assim, não haverá risco de “enjoar” de nenhum. Contudo, alguns merecem atenção especial por conter nutrientes essenciais para a gravidez. Por isso, eles são os que mais devem estar no cardápio da gestante. Veja quais são eles:

Brócolis

O brócolis é perfeito para qualquer fase da vida. Não é à toa que ele é um dos dez alimentos mais saudáveis. Todavia, o nutriente dele que se destaca é o ácido fólico, de grande importância para o desenvolvimento do sistema neurológico do bebê.

Além disso, possui ferro, o mineral que previne a anemia, uma das doenças mais comuns na gravidez. A vitamina, também contida no brócolis, ajuda na absorção do ferro.

Por fim, esse legume oferece ainda vitamina A e D, cálcio, zinco e fosfato.

Alimentação na gravidez com beterraba
A beterraba ajuda na saúde cardíaca

Beterraba na alimentação na gravidez

Assim como o brócolis, a beterraba também previne problemas no sistema neurológico do bebê e anemia na mãe, por conta do ácido fólico e ferro.

Contudo, o destaque desse legume está na quantidade de potássio, que ajuda na saúde cardiovascular e alivia alguns desconfortos, como cãibras e dores de cabeças. Já o cálcio evita a osteoporose na mulher e auxilia o desenvolvimento dos ossos e futuros dentes da criança. 

Pepino

A alimentação na gravidez deve conter o pepino para ajudar em um problema comum nessa fase: a prisão de ventre. Isso porque as fibras e a água presente nesse legume auxiliam no funcionamento do intestino. 

Mais do que isso, esse alimento é ainda um aliado na beleza das mamães. Os antioxidantes e carotenoides melhoram a saúde e aspecto da pele, unhas e cabelo.  

Espinafre

O espinafre é outro alimento que possui uma longa lista de nutrientes: cálcio, fósforo, vitamina A e do complexo B, ferro e antioxidantes são alguns deles.

Com tudo isso, ele controla a pressão arterial, ameniza a queda de cabelo, previne a anemia, melhora a visão, evita a diabetes, fortalece os músculos e mantém a saúde dos ossos. 

Alimentação na gravidez com abóbora
A abóbora é versátil e cheia de nutrientes

Alimentação na gravidez com abóbora

Vitamina A e C, cálcio e magnésio estão entre os principais nutrientes da abóbora. Com isso, esse alimento fortalece o sistema imunológico da mãe e do bebê, o que previne doenças. 

Ademais, possui uma boa quantidade de proteínas. Essas substâncias auxiliam no desenvolvimento de pele e músculos no feto.

Entretanto, outro benefício bastante conhecido da abóbora é a versatilidade. Ela pode compor pratos salgados e doces. Seus vários tipos (moranga, cabotiá, paulista etc) também torna esse alimento perfeito para fazer diversas receitas.

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