Alimentação na gravidez: vitaminas do complexo B

Alimentação na gravidez

As vitaminas do complexo B geram diversos benefícios para mãe e bebê quando incluídas na alimentação na gravidez

Ter uma boa alimentação na gravidez requer a ingestão de diversos nutrientes. Entre eles estão as vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas importantes do bebê, como o neurológico, e para o bom funcionamento desses.

Por conta de toda essa importância, criamos uma lista com as vitaminas do complexo B que não devem ficar de fora do cardápio da futura mamãe e os benefícios que geram à saúde. Confira:

B1 – Tiamina

A vitamina B1, que também pode ser chamada de tiamina, está envolvida nas reações enzimáticas, construções das membranas celulares e auxilia nas funções cerebrais do bebê. Assim, a pouca ingestão dela na gravidez pode causar problemas neurológicos no feto e baixo peso ao nascer.

Ademais, a ausência da B1 alterações na tolerância da glicose no organismo da mãe, algo que aumenta os riscos de diabetes gestacional

B2 – Riboflavina

A vitamina B2 também atua no funcionamento das células. Por isso, tanto para a mãe quanto para o bebê, ela pode evitar anemia, diabetes e hipertensão. Estudos associam ainda esse nutriente a um melhor funcionamento intestinal e cerebral.  

B3 – Niacina

A vitamina B3 é a aliada das mamães para amenizar o cansaço. Isso porque ela converte carboidrato em glicose e, assim, produz energia. Mais do que isso, o nutriente também previne contra enjoos, problemas intestinais e até depressão.  

B9 – Ácido fólico

A vitamina B9 é muito conhecida pelo nome de ácido fólico. Afinal, esse nutriente é de extrema importância na alimentação na gravidez. Ele é o responsável por prevenir doenças neurológicas graves, como a anencefalia, espinha bífida, malformação da medula e paralisia.

A vitamina B9 deve ser ingerida, principalmente, durante o primeiro trimestre de gravidez. Até mesmo as tentantes devem consumi-la. Assim, existem diversas opções de suplementos de ácido fólico no mercado, mas devem ser usados com orientação médica. 

B12 – Cobalamina

A vitamina B12 ajuda na formação das células vermelhas do sangue. Por conta disso, seu baixo consumo durante a gravidez provoca mais chances do surgimento da anemia, uma doença comum nas futuras mães. 

Alimentação na gravidez com vitaminas do complexo B
Determinados alimentos são ricos em vitaminas do complexo B

Vitaminas do complexo B na alimentação na gravidez: onde encontrar

Alguns alimentos não podem ficar de fora da alimentação na gravidez, pois são ricos em vitamina do complexo B. Os exemplos são: couve, espinafre, rúcula, brócolis, salmão, banana, ameixa, abacate, avelã, ovos, leite, queijos e carnes vermelhas.

Além desses, estão inclusos ainda aveia, amêndoas, castanha do pará, amendoim, cogumelos e lentilhas. 

Como dito anteriormente, existem suplementos desses nutrientes. Porém, o mais recomendado é sempre pedir a orientação médica antes de consumí-los. O especialista saberá o que melhor indicar para a sua condição de saúde.

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