Conheça a alimentação para tratar a anemia na gravidez

Anemia na gravidez

A anemia na gravidez requer cuidados específicos na alimentação

Durante a gestação, a mulher precisa produzir mais sangue para que esse líquido também leve nutrientes e oxigênio para o bebê. Contudo, quando o organismo não possui as condições suficientes para essa produção, há o risco de desenvolver anemia na gravidez.

Na maioria das vezes, a principal razão é a falta de ferro. Esse é o mineral responsável pela formação das hemoglobinas, as células vermelhas do sangue. Por isso, é necessário sempre consumir alimentos ricos nesse nutriente.

Mulheres que não estão grávidas, por exemplo, precisam de 15 a 18 miligramas de ferro por dia. Já para as futuras mamães são necessárias 27 miligramas diárias.

Brócolis é um alimento que evita anemia na gravidez
Brócolis é um alimento rico em ferro

O que comer

Os alimentos que mais contêm ferro são: carne vermelha, brócolis, couve, beterraba, espinafre, coentro, feijão, grão-de-bico, lentilha, uva passa e castanha de caju, entre outros. 

Entretanto, também é preciso incluir a vitamina C, pois ela ajuda o corpo a absorver o mineral. Portanto, lembre-se de comer goiaba, laranja, kiwi, limão, manga, abacaxi, melão,morango, acerola, caju, tangerina, tomate, aspargos, repolho, rúcula, agrião e lichia. 

Além disso, tenha cuidados com a cafeína. Essa substância atrapalha a anexação do ferro no corpo. Então, evite o café e alguns chás, como o mate, o de hibisco, o preto e o verde. 

Sintomas da anemia na gravidez

O sintoma mais conhecido da anemia na gravidez e em outras fases da vida é o cansaço. Todavia, a doença também causa palidez, dores de cabeça, falta de apetite, zumbido nos ouvidos, tonturas, dificuldade para respirar e branqueamento das mucosas da gengiva e dos olhos. 

A forma de diagnosticar é por meio de um exame de sangue que, ao apresentar valores abaixo de 11 g/dL de  hemoglobina, há a anemia.

Portanto, sempre que perceber esses sinais, converse com seu médico. Caso necessário, o especialista também irá prescrever suplementos de ferro. Ademais, se possível, procure um nutricionista para receber uma dieta adequada para sua condição de saúde.

Afinal, apesar de ser uma doença comum e até mesmo considerada simples, se não tratada, a anemia causa problemas cognitivos na mãe e atrapalha o desenvolvimento cerebral do feto. 

Por fim, nos conte como é a sua alimentação na gravidez. Você tem ou já teve anemia? Fale aqui nos comentários.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

2 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *