Tenha uma alimentação saudável no primeiro mês de gravidez

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Alimentação saudável no início da gravidez é essencial para a formação do feto

Algumas mulheres descobrem que estão grávidas apenas após o primeiro mês de gestação. Contudo, uma alimentação saudável deve ser realizada até mesmo antes da fecundação. Afinal, os nutrientes que a mãe consome serão essenciais para preparar bem o óvulo, melhorar a condição física da mulher e, após a fecundação, serão transportados para o embrião através da placenta.

Apesar de que a quantidade calorias diárias ingeridas durante a gravidez deve aumentar em 150 (a média é de 2 mil por dia para mulheres não grávidas), é preciso que elas venham de alimentos de qualidade. Por isso, confira quais são os nutrientes mais necessários no primeiro mês de gestação e onde encontrá-los.

Ácido fólico

O ácido fólico é de grande importância na formação de partes vitais do bebê, como o sistema nervoso central. Assim, uma alimentação saudável e rica nesse nutriente reduz em até 60% os riscos de má formação, de anencefalia e de exposição da espinha. 

Esse nutriente é encontrado em verduras com pigmento verde escuro, como o espinafre, brócolis e couve. Ademais, também pode ser obtido nas frutas cítricas, como a laranja.

Ferro

Outro nutriente essencial é o ferro. Ele também evita a má formação do feto, porém é responsável ainda por prevenir a anemia na mãe e no bebê.

Dessa forma, o ferro pode ser encontrado em ovos, feijão, lentilha, carnes, fígado, espinafre, couve e beterraba. Todavia, para melhorar a absorção desse nutriente no organismo, é necessário consumir vitamina C, que está nas frutas cítricas e tomate.

Frutas cítricas na alimentação saudável na gravidez
Frutas cítricas ajudam na absorção de ferro

Água também faz parte da alimentação saudável na gravidez

Não são apenas as comidas que participam de uma alimentação saudável na gravidez. As futuras mamães também devem ficar atentas à ingestão de água. Afinal, esse líquido melhora o funcionamento de diversos órgão do corpo e auxilia na formação do feto.

Além disso, a água também ajuda a evitar e amenizar alguns sintomas de gravidez, como a prisão de ventre e retenção de líquidos.

Água na alimentação saudável na gravidez
Água também é importante para a alimentação na gravidez

O que evitar

Primeiro, a mulher deve cortar a ingestão de álcool e parar de fumar imediatamente quando descobre a gravidez (ou quer engravidar). Caso isso não seja feito, há o maior risco de má formação do embrião, aborto e parto prematuro.

Além disso, também não é recomendável ingerir carnes vermelhas mal passadas e frutos do mar, pois há maior perigo de contaminação. Ademais, evite ainda alimentos gordurosos, refrigerantes, café e chá.

Alimentação saudável também requer orientação do médico

Quando a grávida possui alguma condição específica de saúde, como diabetes e pressão alta, é importante ter acompanhamento médico sobre como deve ser a alimentação.

Além disso, nenhum complexo vitamínico ou remédio deve ser tomado sem a orientação do especialista.

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