Alimentação saudável: o que beber durante a gravidez

chá_de_gravidez_alimentação_saudável_bebidas_na_gravidez

Algumas bebidas podem fazer parte da alimentação saudável da gestante, já outras estão proibidas

Muito se fala sobre manter uma alimentação saudável na gravidez. Contudo, pouco é tratado sobre as bebidas que contribuirão com a saúde da mãe e do bebê. Por isso, fizemos uma lista com as opções recomendadas para as futuras mamães e as que devem ficar de fora do cardápio. Confira: 

Bebidas permitidas

Água

Vamos começar com algo bem básico: a água. Todas as pessoas precisam se hidratar, mas para as grávidas é ainda mais importante. 

Isso porque um dos incômodos comuns na gestação é a prisão ventre. Para amenizar o problema, é recomendado ingerir muitas fibras. Porém, sem uma quantidade suficiente de água, o efeito pode ser reverso e piorar ainda mais o funcionamento do intestino. 

Alimentação saudável na gravidez com sucos
Sucos incrementam a quantidade de nutrientes na alimentação

Sucos de frutas

Sucos de frutas são boas alternativas de bebidas para as grávidas. Eles incluem mais nutrientes à alimentação saudável.

Porém, é importante lembrar que o suco não substitui a fruta. Elas devem continuar sendo consumidas.

Além disso, é orientado a não exagerar na quantidade diária de suco. Devem ser tomados em no máximo duas refeições. O motivo está no fato de que o açúcar da fruta é digerido mais rapidamente quando ela é processada na bebida. Assim, os níveis de glicose no sangue aumentam de forma mais drástica. Esse fato associado a outros problemas pode causar danos à saúde, como o surgimento da diabetes gestacional

Chás

Nem todos os chás são permitidos durante a gravidez. A falta de estudos sobre o assunto faz com que poucas ervas sejam consideradas seguras para as gestantes.

Entretanto, há alguns ingredientes considerados de baixo risco. Um deles é o gengibre. O chá com ele é utilizado para amenizar os enjoos e a azia, sintomas comuns nessa fase. 

Enquanto isso, o chá de ameixa seca serve para aliviar a já mencionada prisão de ventre. 

No entanto, é importante perguntar ao seu médico se ele aconselha a ingestão desses chás e se há outros ingredientes permitidos para a sua condição de saúde.  

Bebidas proibidas

Alimentação saudável na gravidez sem refrigerantes
A grande quantidade de açúcar nos refrigerantes causa riscos à saúde da gestante

Evite refrigerantes na alimentação saudável

Os refrigerantes não são completamente proibidos na alimentação da gestante. Todavia, possuem altas quantidades de açúcar. Portanto, isso pode aumentar o risco da diabetes gestacional.

Ademais, as mulheres que consomem muito refrigerante possuem maiores chances de sofrerem com gases, que são mais comuns na gestação. 

Café e alguns chás

A cafeína em excesso também é proibida na gravidez. Ela aumenta a azia e diminui a capacidade do organismo em absorver o ferro, o mineral responsável por evitar a anemia.

A ansiedade, presente no dia a dia de muitas futuras mamães, também é piorada com essa substância. 

Por isso, evite o café e alguns chás, como o de hibisco, o verde, o preto e o mate.

Nada de álcool

As bebidas completamente proibidas na gravidez são aquelas que possuem álcool. A razão disso está no fato de que essa substância é transportadas por meio do sangue para o feto. Dessa forma, o organismo dele também é obrigado a metabolizar o álcool.

Isso pode causar sérios danos ao bebê, como retardo no crescimento, malformações, problemas cardíacos, diminuição do tamanho do crânio e maior risco de parto prematuro e aborto. 

Por fim, lembre-se sempre de conversar com seu médico sobre quais as outras bebidas que ele desaconselha colocar no cardápio de uma alimentação saudável para grávidas.

Agora, deixe sua opinião sobre nosso conteúdo abaixo. Para receber mais dicas do mundo da maternidade, nos siga nas redes sociais.

3 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *