Veja como é a alimentação saudável no quarto mês de gravidez

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O quarto mês é uma fase de grande desenvolvimento do feto e que necessita de uma alimentação saudável

O quarto mês de gravidez é o momento preferido de muitas futuras mamães. Afinal, os sintomas iniciais, como os enjoos e cansaço, tendem a diminuir. A mulher se sente mais disposta e a barriga, que ainda não é tão grande, não incomoda no dia a dia. Contudo, o desenvolvimento do bebê continua acelerado, o que requer uma alimentação saudável para que tudo continue bem.

É nessa época que são formadas as cordas vocais, laringe, impressões digitais sobrancelhas e até os cílios. Outro fato importante é a ossificação, ou seja, o crescimento e fortalecimento dos ossos do bebê.

Por isso, uma alimentação rica em cálcio é fundamental nessa fase da gravidez. Então, inclua no cardápio o leite e seus derivados, couve, espinafre, brócolis, agrião e amêndoas.

Para a alimentação saudável, não se esqueça da vitamina D

Uma aliada para a absorção do cálcio e consequente fortificação dos ossos é a vitamina D. Ela pode ser obtida nos ovos, sardinhas, queijos e fígado bovino.

Alimentação saudável na gravidez com ovos
Ovos são ricos em vitamina D

Entretanto, para “ativar” essa vitamina, é necessária a exposição solar. Por isso, é recomendável ficar por cerca de 15 minutos diários ao sol. Porém, é mais adequado fazer isso antes das 10 horas ou depois das 16 horas, quando os raios solares não estão tão fortes.

Além disso, no mercado há diversos suplementos de vitamina D. Todavia, não tome nenhum medicamento ou outra substância sem a orientação médica. 

Muitas fibras serão necessárias

A partir do quarto mês de gestação o útero começará a pressionar o intestino. Assim, é comum que as grávidas sofram com prisão de ventre.

Dessa forma, a dica é ter uma alimentação saudável rica em fibras, que ajudarão a melhorar o funcionamento intestinal. Elas podem ser encontradas na aveia, couve, cenoura, brócolis, batata-doce, maçã, abacate e lentilha.

Ademais, as fibras também são ótimas para controlar o nível de açúcar no sangue e diminuir o colesterol ruim (LDL).

Contudo, para melhorar a absorção desses nutrientes, é necessário ingerir muita água. Afinal, fibras e pouca água podem acarretar o efeito inverso desejado: a prisão de ventre.

Beber muita água contribui para a alimentação saudável na gravidez
Beber muita água é essencial para a absorção de fibras

Cuidado com vegetais crus 

Quando se fala em alimentação saudável, logo vêm à cabeça o consumo de muitos vegetais. No entanto, é necessário ter atenção ao comer vegetais e peixes crus em lugares desconhecidos ou sem a higienização correta.

Isso porque esses alimentos podem ser infectados com o parasita da toxoplasmose, uma doença grave quando contraída durante a gravidez.

Por fim, não se esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo. Também compartilhe com as outras  amigas que serão mamães. 


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