Veja dicas de alimentação saudável no quinto mês de gravidez

Young pregnant woman cooking healthy meal food vegetables in the kitchen. Lifestyle background. Horizontal

O quinto mês é uma fase tranquila da gravidez, mas que ainda requer uma alimentação saudável

O quinto mês é um marco na gestação. A mulher está mais disposta e há grandes chances de já sentir os movimentos do bebê. Contudo, o bem-estar dessa fase não elimina a necessidade de ter uma alimentação saudável.

Afinal, o feto continua em um ritmo de crescimento acelerado. É no quinto mês que surgem as orelhas e, assim, já é possível que ele escute os sons de fora do útero. Também é nessa época que o peso do bebê dobra, alcançando cerca de 700 gramas. Outra novidade é a completa finalização dos sistemas circulatório, urinário e digestivo.

A importância das proteínas no quinto mês de gravidez

Para ter o completo desenvolvimento dos órgãos, como mencionado anteriormente, é necessário que a alimentação da gestante seja rica em proteínas. Isso porque esse nutriente é fundamental na composição deles e também dos tecidos do feto.

Então, para garantir que alimentação tenha a quantidade adequada de proteínas, inclua no cardápio o feijão, soja, ervilhas, carne de frango e bovina, queijo, ovos e quinoa, entre outros ingredientes.

Cálcio  e vitamina D 

Entre as diversas modificações que o corpo da mulher sofre na gravidez, a preparação para a amamentação é uma delas. Para isso, o organismo começa a “estocar” cálcio que, no futuro, servirá para a fabricação do leite materno.

Além disso, a gestante pode ter cáries, câimbras e até desenvolver osteoporose caso tenha deficiência desse mineral. O motivo está porque o corpo enviará muita quantidade de cálcio para a formação dos ossos e dentes do bebê.

Por isso, invista no leite e nos seus derivados para uma alimentação saudável na gravidez. Ademais, também consuma couve, agrião, brócolis e espinafre.

Entretanto, para que o cálcio seja melhor absorvido pelo corpo, é necessário também ingerir vitamina D. Assim, é recomendado consumir salmão, carne de fígado bovino e cogumelos. 

Betacaroteno na alimentação saudável

Cenouras na alimentação saudável na gravidez
Cenouras são ricas em betacaroteno, nutriente importante na gravidez

Outra substância importante para a alimentação na gravidez é o betacaroteno. Ele irá auxiliar no bom desenvolvimento dos olhos do bebê.

Os alimentos que são ricos nesse nutriente são os vegetais e frutas de cor laranja e verde escuro, como a cenoura, laranja, mamão, brócolis, couve e espinafre.

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