Como é uma alimentação saudável no terceiro mês de gravidez

Close-up of torso of young pregnant model looking at ultrasound examination image of her baby. Future mother on her second trimester holding ultrasound scan of her child. Parenthood concept

O desenvolvimento de diversos órgãos do feto nesse mês necessita que a mãe tenha uma alimentação saudável

Junto com o terceiro mês de gravidez chega também uma barriguinha arredondada. Isso é sinal do crescimento do bebê e, consequentemente, da necessidade de uma alimentação saudável para manter o bom desenvolvimento. 

Afinal, esse é um mês bastante delicado durante a gravidez, pois é nele que órgãos importantes do feto se desenvolvem, como fígado, baço e vesícula biliar. Além disso, o estômago e rins começam a funcionar e, com o ganho cada vez maior de neurônios, os sentidos se apuram.

Menos enjoo e mais apetite

Uma boa notícia para as mamães nessa fase: os enjoos tendem a diminuir e o apetite aumenta. Contudo, não caia no mito de comer para dois. O ideal é manter uma alimentação saudável, frequente e em porções menores. Isto é, frutas e legumes a cada duas ou três horas.

Alimentação saudável com muito cálcio

No terceiro mês de gravidez o esqueleto do feto se torna mais definido. Por isso, a ingestão de cálcio pela mãe é de grande importância. 

Por isso, inclua no cardápio o leite e seus derivados, brócolis, espinafre, soja, aveia, sardinha e semente de gergelim.

Alimentação saudável no terceiro mês de gravidez com leite
Leite e seus derivados devem compor a alimentação no terceiro mês de gravidez

Não se esqueça do iodo

O iodo é essencial para o desenvolvimento do cérebro do bebê durante e após a gestação. Dessa forma, com uma alimentação rica nesse mineral, é possível diminuir os riscos de má formação cerebral, aborto e, no futuro, problemas de aprendizado na criança.

Apesar de frutos do mar possuírem muito iodo, a consumo deles por gestantes não é recomendado. Então, opte pelos laticínios, vagem e agrião.

Também tenha uma alimentação rica em vitamina A

Alimentação saudável no terceiro mês com cenoura e brócolis
Cenouras e brócolis oferecem vitamina A e cálcio, respectivamente

A vitamina A é um componente fundamental para o desenvolvimento dos tecidos do feto. Ademais, também auxilia na boa visão da mãe e do bebê. 

Dessa maneira, aposte nos vegetais amarelos e alaranjados, como a cenoura, milho, abóbora e pimentão.

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