Conheça os alimentos que amenizam o enjoo na gravidez

Young pregnant woman cooking healthy meal food vegetables in the kitchen. Lifestyle background. Horizontal

O enjoo na gravidez incomoda a maioria das gestantes, mas pode ser aliviado com o consumo de alguns alimentos

O enjoo na gravidez é algo comum. Porém, isso não acaba com o fato de que é muito incômodo. Ele atinge cerca de 90% das futuras mamães logo nas cinco primeiras semanas de gestação. Na maioria dos casos, acaba no início do segundo trimestre. Contudo, algumas mulheres sofrem com ele até o fim da gravidez. 

Todavia, é possível amenizar o enjoo na gravidez com algumas mudanças simples nos hábitos alimentares. Primeiramente, é importante saber que ficar com o estômago vazio, principalmente durante a manhã, piora esse sintoma. Por isso, a dica número um é deixar algumas bolachas de água e sal ao lado da cama e comê-las antes mesmo de se levantar.

Ademais, lembre-se sempre de comer de três em três horas, mas com porções pequenas e ricas em nutrientes, como os carboidratos, que irão fornecer energia à gestante, e proteínas, fundamentais para o desenvolvimento dos músculos e pele do bebê.

Além disso, alguns outros alimentos são os aliados para lidar com os enjoos. Veja quais são eles:

Chá de gengibre

O chá de gengibre é um remédio natural para melhorar a digestão. Por isso, ele é recomendado para amenizar o enjoo na gravidez. 

Outros chás ácidos, como o de limão também ajudam. Todavia, é importante perguntar ao seu médico se ele recomenda o consumo dessas bebidas.

Enjoo na gravidez pode ser amenizado com frutas cítricas
Frutas cítricas ajudam a aliviar os enjoos

Frutas cítricas

Também por conta da acidez, as frutas cítricas ajudam com os enjoos. Então, inclua no cardápio a laranja, o abacaxi, a tangerina, a acerola e o caju, entre outros. Você também pode temperar as refeições com limão, que também é cítrico.

Banana para aliviar o enjoo na gravidez

Entre as frutas, uma merece destaque: a banana. O motivo está nos altos níveis de vitamina B6 e potássio. Ambos evitam os enjoos e vômitos. 

Mais do que isso, esses nutrientes são ótimos para a saúde cardíaca da mãe e do bebê. 

Mais vitamina B6

Outros alimentos com vitamina B6 são os peixes, o frango, os cereais integrais e os ovos. Por isso, também os coloque no cardápio.

Espinafre, brócolis, agrião e rúcula

Esses alimentos são importantes por dois motivos. O primeiro é que eles ajudam no esvaziamento gástrico e, assim, diminuem os enjoos. 

O segundo está no fato de possuírem ácido fólico, um nutriente essencial para as grávidas, pois é ele que proporcionará a formação de um sistema nervoso saudável no bebê. 

Enjoo na gravidez pode ser aliviado com água
Água também ajuda a controlar os enjoos

Água

Por mais que seja difícil ingerir algo enquanto sofre com enjoo na gravidez, tente sempre se manter hidratada, principalmente se há vômitos. 

A água ajudará que todo o organismo e hormônios funcionem da melhor forma. Com isso, haverá maior sensação de bem-estar.

Quando se preocupar com o enjoo na gravidez

Como dito anteriormente, sentir enjoo na gravidez é normal. Entretanto, alguns sinais indicam uma situação mais grave, a hiperêmese gravídica. Essa é a condição em que a mulher sofre com enjoos fortes e vômitos muitas vezes ao dia.

Ela pode causar desidratação, perda de peso e dores abdominais. Por isso, sempre conte todos os seus sintomas para o médico. Ele saberá quando é algo comum ou quando há indícios de problemas mais sérios.

Por fim, nos conte se você tem alguma outra dica para aliviar o enjoo. Também nos siga nas redes sociais para ver mais dicas do mundo da maternidade. 

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