Como aliviar os desconfortos das vacinas em bebês

chá_de_gravidez_aliviar_desconfortos_vacinas_em_bebês

Dicas simples resolvem os incômodos gerados pelas vacinas em bebês

As vacinas são fundamentais para evitar que crianças e adultos contraiam doenças perigosas. Contudo, os pequenos podem sofrer com leves desconfortos após receberem as aplicações das doses. Por isso, é importante conhecer táticas para aliviar os incômodos das vacinas em bebês

Porém, vale lembrar que esses desconfortos são leves e costumam durar de três a sete dias. Veja quais são os mais comuns e como lidar com cada um deles:

Febre

Após as vacinas em bebês, pode-se surgir uma febre baixa. O normal é que a criança tenha esse sintoma durante apenas três dias.

Então, como tratamento, o recomendado é aplicar compressas de água fria na testa. O pediatra também pode recomendar algum remédio antitérmico. 

Vacinas em bebês - febre
Febre é uma reação comum dos bebês depois das vacinas

Vermelhidão e dor nos locais das vacinas em bebês

Outros desconfortos ainda mais comuns são a vermelhidão e dor no local onde foi aplicada a injeção da vacina. 

Nesses casos, a dica é aplicar gelo na área afetada. Entretanto, envolva o cubo em uma fralda ou tecido de algodão para que o contato não seja direto com a pele. Assim, não irá causar nenhum outro problema, como irritações.  

Problemas digestivos

Bebês também podem apresentar enjoos, diarreia e outros problemas digestivos. Caso o pequeno apenas mame, o ideal é continuar com a amamentação em livre demanda. Porém, é comum que a criança deseje mamar menos.

Para aqueles que já comem alimentos sólidos. O recomendado é oferecer uma alimentação mais leve, com frutas e legumes, por exemplo. O que não pode faltar é a hidratação com muita água para amenizar os danos no sistema digestivo. 

Vacinas em bebês - indisposição e cansaço
Em algumas vezes, apenas indisposição deixa os bebê mais chorosos depois da vacina

Indisposição e cansaço

Para esses problemas não há outra solução além do descanso. Porém, como os bebês não conseguem expressar todo esse mal-estar, é comum as mamães ficarem preocupadas sem saber o que os incomodam.

Assim, caso a criança esteja irritada e chorosa, observe primeiro fatores como fome, fralda suja e dor. Caso não seja nenhum desses, o mais provável é ser apenas cansaço. Um lugar calmo e colo ajudarão. 

Quando procurar o médico

Como mencionado acima, esses sintomas devem durar apenas poucos dias. Caso eles continuem depois de uma semana da vacina, é importante procurar o pediatra. 

Também é fundamental ter orientação médica quando aparecem alergias na pele e caso o bebê não queira se alimentar após três dias. 

Outras dicas

Algo muito relatado que ajuda tanto durante quanto depois da vacinação é amamentar. Ao ficar no seio da mãe, o bebê fica mais calmo e distraído da dor da aplicação e dos consequentes desconfortos. 

Outra dica, mas dessa vez para as mamães, é manter a calma. Mesmo que seja difícil ver o filho sentindo dor, é importante transmitir tranquilidade a ele. Dessa forma, ele também irá se acalmar e não levará esses momentos como algo traumático para o futuro.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre os desconfortos das vacinas em bebê. Também nos siga nas redes sociais para receber mais informações do mundo da maternidade.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *