Amamentação prolongada: conheça os benefícios

Amamentação prolongada

A amamentação prolongada oferece vantagens para a saúde física e mental da criança

Olhares de reprovação e preconceito, são essas as reações que as mulheres que praticam a amamentação prolongada sentem. Tudo isso porque seus filhos possuem mais de dois anos e ainda mamam no seio. Contudo, engana-se quem acha que esse hábito é inútil e não gera nenhum benefício.

Mesmo com uma idade avançada, a criança continua recebendo diversos nutrientes por meio do leite materno. Ademais, a saúde psicológica dos pequenos também é beneficiada com esse período maior de amamentação.

Por conta disso, separamos os pontos positivos mais conhecidos sobre amamentação prolongada. Porém, vale lembrar que vários estudos continuam sendo lançados e apresentam ainda mais vantagens sobre a prática.

Menos chances de alergia

A amamentação prolongada faz com que essas crianças sejam introduzidas mais tardiamente ao leite de vaca. Dessa forma, há menores chances dos pequenos desenvolverem alergias ou intolerâncias às proteínas do leite.  

Também menos riscos de obesidade

Um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que a cada mês de amamentação diminui-se em 4% os riscos da criança ser obesa. Assim, aquelas amamentadas exclusivamente até os seis meses de idade  – como a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – já possuem 24% menos de chances.

O motivo disso é porque o leite materno possui o hormônio leptina, que regula a sensação de saciedade. Com isso, a criança “aprenderá” a entender quando está satisfeita e irá parar de comer nesses momentos. 

Fortalecimento do sistema imunológico

Muito se fala que a amamentação fortalece o sistema imunológico dos bebês. No entanto, esse benefício não é perdido em crianças maiores. Afinal, o leite continuará oferecendo vitaminas, minerais, gorduras boas, hormônios e células de defesa.

Como já mencionado, isso diminui a ocorrência de crises alérgicas, mas também protege contra infecções e demais doenças. Tal fato é ótimo para os pequenos que frequentam creches e escolas, onde ficam mais expostos a vírus e bactérias. 

Segurança para a criança com a amamentação prolongada
Lembre-se que a amamentação também é aconchego com a mãe

Amamentação prolongada também é segurança

Não é só a saúde física da criança que é beneficiada, mas a mental também. Afinal, a amamentação é um momento de aconchego com a mãe. Porém, não confunda isso com dependência.

Já foi comprovado que bebês que são amamentados se tornam mais seguros e independentes. Eles sabem que podem desbravar o mundo, mas que sempre terão o acalento da mãe quando precisarem. 

Outros benefícios

Algumas outras pesquisas apresentam mais pontos positivos da amamentação prolongada. Um deles é o menor risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes nas crianças. Além disso, também há uma melhor capacidade cognitiva e desenvolvimento da cavidade bucal. 

Os pontos negativos

O principal ponto negativo que pode existir é quando a criança mama mais do que consome outros alimentos. Isso pode causar uma deficiência nutricional pois, como precisa de mais energia, ela necessitará de mais nutrientes do que os oferecidos apenas pelo leite materno.

Outro problema pode estar na rotina da mãe, principalmente as que trabalham fora. Para resolver isso, basta retirar o leite e estocá-lo para oferecer à criança durante o dia e deixar as mamadas para o período noturno. 

Assim, caso mãe e filho estejam felizes com a amamentação prolongada, não há nenhum motivo para acabar com ela. O necessário é disseminar mais informações para acabar com esse preconceito.

Por isso, compartilhe essa matéria com as amigas que também são mães. Para receber mais dicas do mundo da maternidade, nos siga nas redes sociais.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *