As 20 melhores dicas para chá de bebê lindo e barato

Uma seleção com ideias perfeitas para organizar um chá de fraldas super divertido e, de quebra, economizar na decoração

Mesa decorada com o tema arco-íris e balões coloridos ao fundo, além de bolo, doces e arranjos de flores na mesa

O chá de bebê é um dos momentos mais esperados dos futuros pais! Contar com a presença dos amigos e familiares mais próximos para celebrar a chegada do neném é super especial, não é verdade?

Mas, sabemos que os gastos, a essa altura, não são pequenos! Montar o quartinho e o enxoval, a quantidade de visitas ao médico, exames… ufa, bastante coisa! Daí, o dinheiro fica bem ralinho para mais uma comemoração!

O fato é que o chá de fraldas é importante não só para celebrar a chegada do bebê, mas também para ajudar nos custos! Sim, os convidados devem trazer fraldas ou presentes específicos que ajudam, e muito, a quem foi recentemente visitado pela cegonha.

A seguir, veja as 20 melhores dicas para chá de bebê que irão te ajudar a economizar sem deixar de fazer um evento muito especial!

Planeje o seu chá de fraldas

Organizar as atividades do seu chá de fraldas permite fazer tudo com mais detalhes, evitar contratempos e, melhor, reduzir os custos, que é o que todo mundo quer! O ideal é começar a planejar o chá de bebê com, pelo menos, 60 dias de antecedência.

Decoração chá de fralda menina com elementos rosa e branco e o tema ovelinha.
Se possível,  planeje seu chá de bebê com antecedências

É o tempo suficiente para pesquisar valores de espaço, fornecedores, serviços e o que vai incluir na comemoração. Assim, você consegue analisar os preços e buscar o melhor custo-benefício.

Faça um checklist! Inclua nele os detalhes que precisam ser cuidados para que o chá de bebê saia, além do prazo para concluir cada item. Essa lista evita que alguma coisa seja esquecida e que as coisas saiam do orçamento.

 Escolha a data com antecedência

Esse ponto é fundamental, tanto para que você e seus convidados se programem, quanto para definir os detalhes da festa. Além disso, possibilita que os espaços e serviços sejam reservados em tempo hábil e a preços menores.

Uma dica é fazer seu chá de fraldas no final de semana, facilitando a participação dos convidados (especialmente de quem mora longe). Caso alugue um espaço, tente reservá-lo fora dos horários de almoço e jantar. Assim, evita as preocupações com o prato principal.

Prefira fazer o chá em casa

Se possível, aproveite o espaço da sua casa ou salão de festas do seu prédio para promover o chá de bebê. Senão for possível, veja com algum conhecido a possibilidade de ceder um espaço para você. Imagina quanto vai economizar com o aluguel de espaço?

Faça uma boa lista de presentes

A ideia do chá de fraldas é, claro, economizar com as fraldas. Então, peça diferentes números para evitar acúmulo de muitas do mesmo tamanho. Para facilitar ainda mais, faça uma lista com a quantidade de fraldas, os tamanhos necessários e divida entre os convidados.

Fraldas do tamanho recém-nascido (RN), a sugestão é pedir o total de dez pacotes. Os tamanhos P, M e G, o ideal é solicitar 20 e 60 pacotes, respectivamente. Você pode variar a lista, incluindo artigos de bebê, como sapatinhos, por exemplo.

Imagens com uma lista para dar de presente em um chá de bebê, com as categorias higiene e saúde, alimentação, quarto e passeio, diversos.
Ideias para presentear os pais em um chá de bebê

Prepare a lista de convidados

Convenhamos, não é um momento fácil, pois sabemos os custos altos de uma festa e, ao mesmo tempo, o receio de causar constrangimento em deixar alguém de fora. Mas, lembre-se que quanto mais pessoas, maiores as despesas!

Coloque na ponta do lápis as pessoas mais próximas, principalmente quem estiver mais envolvido com sua gestação. Lembre-se: então, se quer uma festa mais econômica, é importante considerar uma lista mais enxuta.

Escolha o tema do seu chá de bebê

Mesa decorada com o tema chá de bebê unicórnio, com balões branco, rosa e dourado e unicórnio montado na parede com três flores, chifre e os olhos fechados, além de mesa com doces, bolos e flores.
Decoração unicórnio para chá de bebê

Esse é o ponto que guia todo o evento: decoração, espaço, cardápio, convites e lembrancinhas, tudo graças à sua criatividade!

Existem vários temas, como por exemplo chá de menina, chá de menino, chuva de amor, chá de bebê elefantinho, chá de nuvem, e por aí vai! Se as ideias fugirem, procure sites como o Pinterest.

Faça o convite para o chá de fraldas

Modelo de convite para chá de bebê com estampa poá
Abuse do DIY na hora de fazer o convite

A parte óbvia, pois para que as pessoas compareçam ao seu evento, precisam ser convidadas.

A dica para economizar é fazer seus próprios convites, usando alfinetes, papéis lisos,fitas e o que mais sua criatividade mandar!


Mande convites virtuais

Não, não é deselegante! Convites virtuais economizam e podem ser enviados pelo Facebook, Instagram, WhatsApp ou programas específicos.

A vantagem é permitir que as pessoas sejam convidadas por eventos e confirmem sua presença, prevendo os prováveis gastos. Além disso, existem kits digitais gratuitos para impressão, contendo convites, temas de decoração, rótulos para lembrancinhas, entre outras ideias.

Conheça o chá de bebê online

Uma fórmula certeira para fazer seu chá de bebê ser muito mais econômico! Basta criar uma lista de presentes online por um site específico, compartilhar com amigos e familiares, e pronto! Os valores são retirados em dinheiro pela própria plataforma!

Vale lembrar que essa é uma forma de incluir quem mora longe, sem dispensar a festa física, como todo mundo gosta de fazer!

Economize na decoração do chá de fraldas

Decoração com nuvens e gotas de chuvas coloridas
Use a criatividade na decoração do chá de bebê

O primeiro passo, você já deu, que é a escolha do tema. A partir daí, elaborar a decoração barata do chá de bebê fica mais fácil.

Comece decidindo como será o painel da mesa (aquela parte que fica logo atrás da mesa do bolo), o que pode ser feito com o nome escolhido para o bebê, balões, fotos e colagens. Depois, parta para os itens decorativos.

E dá para economizar fazendo sua própria decoração! Use colagens de nuvens, passarinhos de origami, bandeirinhas, gotinhas, fotografias presas no barbante, e até roupinhas de bebê! Nas mesas, vale aproveitar garrafas de long neck com flores, lousas, vasos, pompons, latas e luzes de pisca-pisca.

Conte com a ajuda de amigos e familiares

Na hora de planejar seu chá de bebê, qualquer ajuda é bem vinda! Por isso, chame as pessoas envolvidas na gestação, como amigos e familiares, para ajudar na organização, principalmente quem tiver habilidades manuais. Além de fortalecer os vínculos, esse momento tão especial ficará ainda mais divertido!

Monte uma mesa linda e barata

Mesa decorada para chá de bebê menina
Decoração chá de bebê feminino

A decoração da mesa do chá de bebê deixa o ambiente mais charmoso e convidativo, o que não significa que você precisa gastar horrores com ela!

Para começar, caso tenha uma mesa bonita em casa, utilize-a, principalmente se dispensar toalha.

Se for necessário usar uma toalha, prefira cores mais neutras para valorizar a decoração da festa. Acompanhe com doces decorativos acondicionados em forminhas coloridas, de preferência nos tons do tema da festa. Outra aposta interessante é em materiais, como flores, TNT ou papel crepom.

Que tal um bolo de fraldas?

Cinco modelos diferentes para bolo de fraldas do chá de bebê, que pode ser usado tanto para menina quanto menino, com os temas zebrinha. macaquinho, girafinha, cobrinha e tigresinho.
Ideias divertidas e alegres para bolo de fraldas

O bolo é uma das estrelas da decoração. Quer uma dica para economizar e deixar seu chá de bebê mais original? Um bolo de fraldas! Fácil de ser preparado, traz um charme a mais na mesa, além da vantagem de poder ser reutilizado.

O tamanho ou formato, você escolhe: um ou dois andares, em forma de carrinho, vasinho de flor, e por aí vai.

Ah, mas e o bolo de corte? Como o bolo de fraldas é a decoração, o que será servido aos convidados pode ser mais simples, desde que saboroso. Uma ideia é completar com sorvete ou coberturas alternativas.

Prepare um cardápio bom e barato

Diversos quitetutes que podem ser servidos no chá de bebê
Opção de cardápio para economizar no chá de bebê

Economizar na comida do chá de fraldas não significa deixar seus convidados sem comer!

Prefira horários alternativos, isto é, fora do almoço e jantar para não ter gastos com o prato principal. Invista em quitandas, doces, bolos e salgadinhos, finger foods e pipoca.

Para beber, águas aromatizadas, sucos, chás e refrigerantes são o ideal, inclusive para casar com o objetivo da festa. Ah, e não se esqueça dos docinhos! Os tradicionais, como brigadeiro, beijinho e cajuzinho não falham e podem ser preparados em casa! Outra dica, caso o tempo ajude, é servir picolés para refrescar os convidados.

Tente eliminar equipe de garçons

Claro, ter alguém servindo é uma mão na roda, mas tudo tem seu custo! Até para deixar seus convidados à vontade, estimule-os a se servir, tanto de comida quanto bebida. Faça porções individuais tanto para facilitar quanto evitar a distribuição desigual do cardápio.

E a fotografia do chá de bebê?

Claro que esse momento tão importante precisa ser registrado! A boa notícia é que fotos de qualidade podem ser adquiridas por profissionais, por você e pelos convidados! Um bom fotógrafo pode ser contratado a preços bem mais baixos se contactados com antecedência.

Faça também suas próprias fotos e estimule os convidados a fazerem o mesmo! E para evitar que as imagens se percam, use uma hashtag com o nome do evento, o que permite encontrá-las depois.

Escolha brincadeiras divertidas

Bingo sob uma superfície plana, ao lado da decoração da mesa, recadinho para os convidados e canetinhas coloridas.
Uma brincadeira legal para interagir com os convidados é o bingo

Esse item não é obrigatório, mas sem dúvida traz mais diversão para sua festa! As brincadeiras para chá de bebê são variadas e criam um clima para a chegada do neném!

Entre as sugestões, está pedir que os convidados tragam suas próprias fotos antigas. O jogo é tentar adivinhar a qual dos presentes aquela foto de criança pertence!

Anime a festa com música

Monte uma playlist bem especial, de preferência aquelas que falem de amor materno, infância e os clássicos do universo infantil.

Faça você mesma as lembrancinhas do chá de fraldas

Lembrancinha em formato de frala com balinhas dentro
Faça lembrancinhas criativas para  presentear seus convidados

Ainda na onda do do it yourself, economize fazendo suas próprias lembrancinhas!

Demonstre sua gratidão pela presença dos convidados elaborando tudo a mão, usando potinhos customizados, garrafinhas, lápis,plantinhas, marcadores, sachês perfumados, sabonetes artesanais, balas e bombons.

Não se esqueça do cartão de agradecimento!

Isso não é um cuidado, mas uma regra nos chás de bebês! Deixe uma mensagem pronta antes da festa e envie para quem esteve presente. Uma dica que vai agradar é tirar uma foto com a pessoa e mandá-la com a mensagem escolhida.

E, então, gostou das dicas? Não se esqueça de deixar o seu comentário, além disso, compartilhe o conteúdo com outros papais e mamães.

Referências:
https://eunenem.com/blog/cha-de-fraldas-perfeito-e-barato/
https://www.soumae.org/cha-de-bebe-barato/
https://www.mildicasdemae.com.br/category/cha-de-bebeA

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *