As Mais Comuns Dúvidas na Gravidez que as Mamães Têm

dúvidas na gravidez

Carregar um bebe pode ser um momento de muitas sensações e desafios, mas também pode gerar muitas dúvidas na gravidez.

A gravidez é um momento muito peculiar na vida de uma mulher, não sabemos o que devemos esperar, são tantas preocupações. Afinal, precisamos cuidar de uma vida, e muitas vezes já é complicado cuidar de nós mesmas.

E junto com toda a bagunça de hormônios que surge no corpo, causando alterações de humor, náuseas, cansaço, etc, também ganhamos inúmeras dúvidas na gravidez, principalmente se essa for a primeira.

Isso é muito mais comum do que você imagina, então não precisa se preocupar, nem mesmo achar que não será uma boa mãe porque você não sabe tudo sobre gravidez. Afinal, ninguém sabe até passar por uma, não é verdade?

Por isso, viemos reunir aqui as principais dúvidas na gravidez que muitas mamães têm e vivem se perguntando sobre como devem se cuidar, antes e depois do parto.

E claro, se sua dúvida não estiver aqui, deixe nos comentários!

Estou mesmo grávida? 

Talvez essa é a dúvida de muitas mulheres, estando elas realmente grávidas ou não, às vezes o medo toma conta, mas é preciso ter calma.

A opção mais certeira para saber se está grávida ou não, é fazer o teste de gravidez ou o exame de sangue, mas sabemos que nem sempre é possível fazer isso, então fique de olho em seus sintomas.

Os sintomas de gravidez, são bem característicos e podem ser sentidos já nas primeiras semanas após a concepção. E eles são: 

  • Atraso menstrual;
  • Náuseas, enjoos e vômitos;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Cólica abdominal;
  • Mamas sensíveis e aumentadas;
  • Aumento da libido;
  • Alterações no corrimento vaginal;
  • Aumento do sono;
  • Intestino preso;
  • Alterações do paladar e aversão a cheiros fortes;
  • Cansaço frequente;
  • Alterações de humor;
  • Sangramento vaginal – nidação;
  • Abdômen inchado.

Esses são os principais sintomas da gravidez, mas nem sempre a mulher irá passar por todos eles, pois depende do organismo de cada uma. Então se você está em dúvida e realmente precisa confirmar, faça o teste.

Pré-natal – o que preciso saber? 

Pré-Natal

O pré-natal é o acompanhamento que a mãe deve fazer durante toda a gravidez, para garantir a sua saúde e a saúde do pequeno que está em sua barriga crescendo.

É por meio dele que a gravidinha vai esclarecer todas as dúvidas que pode ter desde o início até o parto. E o profissional responsável por isso é o obstetra.

No primeiro encontro com o seu médico, é comum uma avalanche de perguntas, eles já estão acostumados, então não tenha vergonha de perguntar nada! Ele está lá para te responder.

Muitas vezes, a gravidez pode significar mudanças de hábitos radicais, dependendo de como você levava sua vida, pelo bem do bebê, então é muito importante ser totalmente sincera em suas respostas.

Durante o pré-natal o próprio obstetra irá pedir uma série de exames, não precisa se preocupar com saber absolutamente tudo que você precisará fazer, pois ele é o responsável por te guiar nesse caminho novo.

Em outras palavras, o obstetra irá se tornar seu melhor amigo por um tempo.

O ideal é começar o pré-natal três meses antes da concepção, assim a mamãe pode começar a se preparar melhor, ter um novo hábito de vida, entre outras coisas que tornarão a gravidez mais tranquila possível.

Mas, caso não seja possível iniciar antes, o pré-natal deve ser feito assim que a gravidez for confirmada!

Tontura e enjoo

Durante o primeiro trimestre da gravidez é muito comum que a mamãe sinta bastante enjoo e tontura, normalmente esses casos acontecem mais pela manhã, porém podem acontecer em qualquer momento do dia.

Até os dias atuais não é possível dizer qual a causa desses sintomas, porém eles são associados à mudança hormonal que toda mulher passa na gravidez.

Outra dúvida comum é se é perigoso ter vômitos frequentes. E a resposta é depende.

Cada mulher reage de uma forma diferente, porém se a frequência de vômitos é intensa, a mãe pode se desidratar e perder nutrientes, então é importante ficar de olho.

Algumas dicas para evitar tontura e enjoos:

Banner BlogPowered by Rock Convert
  • Coma pouca quantidade, porém muitas vezes ao dia;
  • Beba muitos líquidos – água, sucos naturais ou chás;
  • Evite alimentos que são ricos em gordura ou condimentos;
  • Evite álcool e cafeína;
  • Descanse ao longo do dia;
  • Mantenha um travesseiro debaixo da cabeça e pernas;
  • Se você tende a sentir-se muito tonta pela manhã, coma um pouco ao acordar, antes de sair da cama;
  • Tire um tempo para sair da cama;
  • Mova-se devagar e evite movimentos bruscos, etc.

Exercícios

Uma das principais dúvidas na gravidez é: posso fazer exercícios normalmente?

Não só pode, como deve! Porém com algumas restrições e cuidados, claro.

Muitas mamães acham que não podem fazer exercícios durante a gravidez, por medo de colocar o bebê em risco. Porém, isso pode ser bem mais benéfico do que elas imaginam.

Os exercícios, quando feitos com cuidado e da maneira correta melhoram a respiração, reduzem as dores na lombar, diminuem as chances de pré-eclâmpsia, reduzem o estresse, e muitos outros resultados que trazem só coisas boas para a mãe.

Porém, antes de se arriscar nas atividades, é muito importante conversar com seu médico. Pois ao avaliar seus exames e seu estado, ele poderá te dizer quais exercícios e em qual intensidade você pode realizar.

E alguns que estão sempre na lista de recomendação para fazer durante a gravidez são:

  • Yoga;
  • Pilates;
  • Caminhada;
  • Hidroginástica;
  • Alongamento;
  • Exercícios de fortalecimento muscular.

Sou ansiosa, isso afeta o bebê?

Muitas mães acreditam que a ansiedade pode acabar acelerando o parto, fazendo-o nascer prematuro, ou então que possa fazer mal para o bebê.

Porém, podem ficar tranquilas, é normal que durante a gravidez, a mamãe sinta aquela ansiedade para ver logo seu pequeno, ou talvez tenha medo de alguns problemas.

Mas, independente do grau da sua ansiedade, sua gestação continua da mesma forma, ela não irá atrasar nem acelerar por conta de sua ansiedade.

Normalmente, quando esse sentimento é muito forte, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos que não fazem mal ao bebê, para poder controlar suas emoções, pois, apesar de não mudar a data do parto, seus hormônios de ansiedade podem passar para o bebê.

E agora? Eu não sei o que comprar.

roupas de bebê

Essa é uma dúvida muito comum. O que um bebê usa? O que ele precisa? Que tanto de coisas que ele vai usar em determinada idade? O bebê ainda nem nasceu, mas as mamães já estão pensando sobre isso.

Durante a gravidez, um dos momentos mais gostosos é ir às compras. Mas, nem sempre sabemos tudo que um bebê precisa, não é verdade?

Quando se é mãe de primeira viagem isso fica mais complicado ainda!

O ideal é você sentar e colocar em uma lista tudo que seu bebê vai precisar, não precisa comprar tudo de uma vez, vá atrás apenas do necessário para quando ele nascer e para os primeiros dias de vida.

O restante você pode comprar conforme o tempo for passando, depois que ele nascer.

Aqui vale de tudo, fazer pesquisas, pedir opinião da mãe, de amigas que tem bebês, primas, qualquer dica do que comprar no início é bem-vinda.

Mas, para já te ajudar. O ideal, que deve ser a primeira coisa a ir atrás quando for às compras, é o enxoval! Ao nascer, o enxoval do seu bebê precisa estar completo, então o ideal é que ele seja feito durante a gravidez.

Não sabe o que deve ter em um enxoval? Confira aqui a lista.

Ainda tenho muitas dúvidas!

dúvidas na gravidez

Antes de tudo, tenha calma!

É normal se sentir assim, mas também não podemos deixar que essas preocupações se tornem um tormento durante a gravidez.

Até porque a gestação parece complicada, mas é um tempo que a mulher precisa cuidar de si, do bebê e claro, aproveitar. Até porque depois que acaba muitas mamães dizem sentir falta do “barrigão”.

Então converse com seu médico, tire todas as suas dúvidas na gravidez e claro… Aproveite seu momento!

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *