Os benefícios das atividades físicas na gravidez

As mamães podem fazer diversas atividades físicas, desde que supervisionadas

Duas mulheres grávidas praticando yoga

Existem diversos benefícios relacionados à prática de exercícios físicos. Dentre eles, a melhoria da disposição para as atividades cotidianas, combate a osteoporose, prevenção de diabetes e redução do colesterol ruim. Mas e as atividades físicas na gravidez,elas são recomendadas?

Como cada organismo é único, não dá para praticarmos atividades físicas sem nenhum tipo de orientação. Então de qualquer coisa, procure seu obstetra. Ele avaliará seu caso e indicará qual atividade física é mais recomendada para você!

E se você for uma mamãe sedentária, a gravidez pode ser uma boa hora para iniciar alguma atividade, desde que seja algum exercício leve. E caso já pratique alguma atividade, dê uma moderada nos exercícios.

Por que devo fazer exercícios na gravidez?

Caminhada, corrida leve, pilates, hidroginástica, bicicleta ergométrica, natação, alongamentos e musculação são as atividades físicas na gravidez mais recomendadas na gravidez.

Os exercícios, além de fortalecer os músculos, os exercícios aumentam a circulação de sangue entre a mãe e o bebê, fora que aliviam alguns dos sintomas da gravidez.

Fora que a prática de exercícios libera endorfina, o hormônio da felicidade. Ele melhora o bem-estar, diminui o estresse e minimiza as alterações de humor típicas da gravidez. O melhor de tudo, é que todos esses benefícios se estendem para o bebê!

Como deve ter percebido, a maioria dos exercícios recomendados são os praticados na água, pois não há riscos da mamãe cair, e nem sequer se machucar.

Os exercícios são sempre recomendados?

Não! Algumas mamães não podem fazer os exercícios físicos por apresentar problemas. Mulheres com descolamento de placenta, sangramento vaginal ou em gestação de risco não devem praticar atividades pesadas.

Outros motivos também impedem a realização de atividades físicas na gravidez. São eles, a pré-eclâmpsia, gravidez de gêmeos, casos de doenças cardíacas, além de hipertensão e hipotireoidismo.

Exercícios abdominais, praticados em grandes altitudes, luta e defesa pessoal e esportes com bola não são recomendados para a gestante. Em suma, nenhuma atividade pesada é recomendada na gravidez.

Exercício de Kegel e Reforço abdominal

Tanto os exercícios de Kegel, quanto o reforço abdominal auxiliam a mamãe na hora do parto e são bem fáceis de fazer.

Os exercícios de Kegel tem como objetivo auxiliar os músculos pélvicos para que fiquem mais elásticos e facilitem a passagem do bebê pela pélvis na hora do parto.

Para fazê-los, você deve contrair os músculos ao redor da uretra como se estivesse segurando a vontade de ir ao banheiro, depois prenda-os e solte. Faça ao menos 10 séries por dia.

Para fazer o exercício de reforço abdominal, sente-se em uma cadeira com a postura ereta, busque levantar o joelho esquerdo o mais alto alto ao mesmo tempo que levanta o braço direito. Fique deste jeito por alguns segundos e depois reveze o braço e a perna.

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