Azia na gravidez: os alimentos que aliviam o desconforto

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Algumas mudanças na alimentação são a principal medida para evitar ou amenizar a azia na gravidez

A azia na gravidez atinge cerca de 70% das mulheres. Assim, essa sensação de queimação no estômago e na garganta é comum e não é relacionada à quantidade de cabelo do bebê, como dizem alguns mitos

O motivo da existência desse incômodo está na maior quantidade do hormônio progesterona, que relaxa os músculos do útero e, infelizmente, a válvula que separa o estômago e o esôfago também. Por conta disso, o suco gástrico (um líquido ácido que fica no estômago para digerir os alimentos) sobre para o esôfago.

Já no segundo e terceiro trimestre de gravidez, a causa do problema é o aumento do tamanho do útero, que pressiona os órgãos do sistema digestivo. 

No entanto, é possível amenizar a azia na gravidez. Para isso, basta incluir alguns alimentos no cardápio e deixar outros de fora. Confira:

Azia na gravidez aliviada com maçã
Maçã é uma das frutas recomendadas para aliviar a azia

O que comer

Maçã

Maçãs vermelhas bem adocicadas são recomendadas para amenizar a azia na gravidez por regular suco gástrico. Ademais, a pera, a banana e a goiaba também são boas para lidar com o desconforto.

Limonada

O limão ajuda a neutralizar os ácidos do estômago. Por isso, prepare um suco de limão ou uma limonada. Porém, não exagere no açúcar. 

Leite

O leite é um alimento que ajuda a proteger a membrana do estômago contra a acidez do suco gástrico. Dessa forma, ele é recomendado para a azia na gravidez.

Vegetais cozidos

Aposte também nos vegetais. Eles irão deixar a alimentação mais saudável e equilibrada e, no geral, fornecer uma sensação de bem-estar.

Ao cozinhá-los, esses alimentos ficam com as fibras mais maleáveis e mais fáceis de digerir. Com isso, terá menos chances da azia acontecer.

Azia na gravidez - evitar beber refrigerantes
Por conta da acidez, refrigerantes pioram a azia

O que piora a azia na gravidez

Alguns alimentos são os vilões quando o assunto é azia. Os muito apimentados e com outros temperos são alguns deles. Também é importante evitar os refrigerantes e os sucos industrializados, que costumam ser ácidos. 

Além deles, diminua o consumo de chocolate, café, mostarda, frituras, maionese, vinagre e queijos gordurosos. 

Outras dicas

Algumas mudanças de hábitos no dia a dia também ajudam a evitar ou aliviar a azia na gravidez. A primeira é não fazer grandes refeições logo antes de dormir. Isso porque o sistema digestivo trabalha de forma mais lenta à noite. Por isso, jante ao menos 30 minutos antes de ir para a cama. 

Também tente comer porções menores, mas com mais frequência (a cada três horas, por exemplo) e não beba durante as refeições. Dessa maneira, o estômago não ficará muito cheio e nem causará desconfortos. 

Por fim, não tome nenhum medicamento sem a orientação do seu médico. Afinal, tudo o que você ingerir também será passado ao bebê por meio da placenta.

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