Conheça a importância do cálcio na alimentação na gravidez

Cálcio na alimentação na gravidez

A alimentação na gravidez deve ser rica em cálcio para manter a boa saúde da gestante e auxiliar no crescimento do bebê

Para manter o desenvolvimento saudável de um bebê, o organismo da gestante necessita de diversos nutrientes. Entre eles, está o cálcio. Dessa forma, a alimentação na gravidez deve ser rica em ingredientes que contenham esse mineral, a fim de fornecê-lo ao bebê, mas também para preservar a saúde da mãe.

Isso porque além do conhecido benefício do cálcio de fortalecer os ossos, esse nutriente também atua na manutenção da pressão sanguínea e impulsos nervosos, promove a contração muscular e auxilia na coagulação do sangue. Este último ponto é essencial para evitar hemorragias no parto

Por isso, enquanto uma mulher não gestante deve ingerir cerca de 800 miligramas de cálcio por dia, as grávidas precisam de 1.200 mg diárias. 

O que a falta de cálcio na alimentação na gravidez causa

O pouco consumo de cálcio durante a gravidez provocará danos à formação dos ossos e dos futuros dentes do bebê. Nesses casos, também pode ocorrer o “roubo” do mineral das reservas no organismo materno.

Com isso, é possível que o sistema ósseo da mãe também seja prejudicado, além de acontecer cãibras e cáries. Além disso, estudos indicam que mulheres que têm essa perda de cálcio durante a gravidez possuem mais chances de desenvolverem osteoporose. 

Ademais, também há maior risco da gestante ter um aumento em sua pressão arterial. Quando isso acontece de forma descontrolada, surge a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, uma condição de pode ser fatal para mãe e bebê. 

Brócolis é um dos alimentos ricos em cálcio

Onde encontrar

O leite e seus derivados são bastante conhecidos pela alta quantidade de cálcio. Porém, outros alimentos também são ricos nesse mineral, como a couve, a acelga, a soja, o feijão branco, o brócolis, o gergelim, a chia, a sardinha, o espinafre e a aveia.

Entretanto, também é importante ficar atenta à ingestão de vitamina D. Isso porque ela auxilia na absorção de cálcio. Portanto, é importante tomar curtos banhos de sol diários para que ocorra a produção natural do nutriente pelo organismo. 

Além disso, também encontra-se a vitamina D no salmão, na gema de ovo, nos cogumelos e no fígado bovino.

Também existem suplementos em comprimidos da vitamina e do cálcio. Contudo, qualquer produto não deve ser ingerido sem a recomendação médica. Apenas o especialista saberá indicar o que é ideal para cada paciente.

Por fim, nos diga como é a sua alimentação na gravidez. Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? É só deixar nos comentários. 

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