Conheça as causas e tratamento da anemia em crianças

Anemia em crianças

A anemia em crianças exige um tratamento adequado para que a doença não atrapalhe o desenvolvimento dos pequenos

A anemia em crianças é uma doença comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos menores de quatro anos, nos países em desenvolvimento, apresentam deficiência de ferro.

É a falta desse mineral a principal causa da anemia. Afinal, ele se une à hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) e possui a função de transportar oxigênio para os órgãos e tecidos. Dessa forma, é gerada a energia necessária para as tarefas do dia a dia. 

O que pode causar a deficiência em ferro

Enquanto são amamentados, o leite materno oferece a quantidade necessária de ferro para o bebê. Contudo, especialistas afirmam que é na fase da introdução alimentar que surge o perigo da anemia.

Isso acontece porque o bebê pode rejeitar algumas comidas, o que é normal. Entretanto, o problema está quando os pais não tentam novamente oferecer o alimento ou buscar alternativas para ele. Assim, os pequenos ficam com a alimentação deficiente tanto no ferro quanto em outros nutrientes. 

Vale lembrar que o crescimento da criança também exige uma quantidade maior de ferro. Outro fator para ter atenção é uma possível alergia alimentar, que pode gerar perdas gastrointestinais do ferro. 

Todavia, em alguns casos mais raros, a anemia é gerada por falta da vitamina B12 e doenças hereditárias ou autoimunes.

Anemia em crianças afeta o desenvolvimento escolar
O desenvolvimento escolar também pode ser afetado pela anemia

Sintomas da anemia em crianças

Assim como nos adultos, o principal sintoma da anemia em crianças é o cansaço. Porém, há alguns outros sinais:

– Taquicardia;

– Falta de ar;

– Falta de apetite;

Banner BlogPowered by Rock Convert

– Excesso de sono;

– Mucosas das pálpebras e gengivas pálidas;

– Falta de vontade de brincar;

– Dificuldades de aprendizado.

Como deve ser a alimentação das crianças

Como já mencionado, é importante que a alimentação dos pequenos seja rica em ferro. Por isso, tenha sempre no cardápio: carnes vermelhas, brócolis, couve, feijão, beterraba, espinafre, coentro, rúcula, grão-de-bico, lentilha, ervilha, arroz integral, uva passa e castanha de caju, entre outros.

Além disso, é importante que as crianças também consumam vitamina C, pois ela auxilia na absorção do ferro. Os alimentos que mais possuem esse nutriente são as frutas, como a laranja, manga, goiaba, limão, abacaxi, melão, kiwi, acerola, caju e tangerina.

Anemia em crianças deve ser tratada com o pediatra
O tratamento da anemia deve ser feito com o pediatra

A importância do tratamento

Apesar de ser uma doença comum e, muitas vezes, aparentar ser simples, a anemia requer tratamento especializado. Caso contrário, a criança ficará ainda mais sem apetite e a situação irá piorar. Ademais, com o organismo debilitado, ela terá mais chances de contrair outras doenças e o crescimento também ficará prejudicado.

Portanto, o ideal é manter o acompanhamento com o pediatra para o diagnóstico precoce e somente oferecer medicamentos ou suplementos nutricionais com a recomendação do médico.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre o assunto. Compartilhe esse material com outras amigas que também são mamães. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *