Organize o chá de bebê de maneira prática e fácil com nossas dicas

Uma decoração temática e linda para seu chá de bebê

Decoração com tema de folhagens para chá de bebê
Reprodução / Pinterest

Organizar o chá de bebê é um dos melhores momentos da gestação, não é mesmo? Afinal, é a primeira festinha do seu pequeno e vocês querem comemorar e muito a chegada deste novo membro na sua família.

A festinha do chá de bebê merece ser preparada com todo amor! Por isso, separamos dicas bem legais para que possa planejar o evento da melhor forma.

Data

1) Geralmente, o chá de bebê é realizado entre o 7º e 8° mês da gestação quando a mamãe está mais disposta para o evento. Contudo, lembre-se de planejar a data com antecedência para que todos possam participar do seu evento.

2) Dê preferência aos finais de semanas e feriados para realizar o chá de bebê, pois até mesmo os parentes que moram distante conseguirão comparecer ao chá de bebê.

Horário

3) Está relacionado ao valor que pretende gastar com o cardápio da festinha. Se for fazer o almoço ou o jantar, ou seja, refeições completas os gastos serão mais elevados, por isso opte por horário alternativos como o final da tarde ou o horário do café da manhã.

Local

4) Em primeiro lugar, vale ressaltar que o local da festa depende da quantidade de pessoas convidadas.

5) Outro item a ser considerado, é se o evento será ou mais intimista para família e amigos ou um pouco maior com a presença de colegas de trabalho, da academia, etc.

Convidados

6) A quantidade de convidados depende do valor que pretende gastar com o evento. E do tipo de evento a ser realizado.

Menu

7) A seleção dos comes e bebes também está relacionado ao quanto pretende gastar com a festinha.

Como dito anteriormente, o evento em horários alternativos, pode ser uma solução para quem que economizar, uma vez que não exigirá que os anfitriões se preocupem com refeições completas.

Convites

8) Podem ser impressos ou virtuais ou ainda do tipo faça você mesmo. E claro, precisa remeter ao tema da festa, afinal ele é o ponto de partida do seu evento.

Inclusive, fizemos um post especial sobre convite. Ah, e não se esqueça de enviá-los com pelo menos um mês de antecedência.

Lista de presentes

9) Este item é de essencial importância para seu chá, uma vez que um dos objetivos do evento é ajudar os pais. Confira no quadro, abaixo o que pedir para os convidados:

Lista de presentes para o chá de bebê

Tema

Decoração rústica para chá de bebê. Na imagem vemos escrito a palavra "BABY" em balões metalizados pendurada por barbante a uma folhagens presa a  painel de madeira. Além disso, observamos mesas com sucos aromatizados, sanduíches, frios, talheres e copos e jarras com folhagens dentro.
Capriche na escolha do tema. Foto: Pinterest

10) Um dos itens mais importantes, se não, o mais importante de todos. A partir dele, será definido a decoração, os convites, o local onde fazer o evento, e claro, os gastos. O tema depende não só do sexo do bebê como também do gosto dos pais.

11)Atualmente, existem temas tanto para meninas como para meninos, mas também há uma infinidade de outros como os diferentes ou para gêmeos ou unissex. O importante é usar a criatividade e personalizar o evento com sua cara!

12) Para meninas, o mais usual é trabalhar em cima do tom rosa e dos temas princesa, unicórnio, chuva de amor, passarinho, jardim, hippie chic e até mesmo folhagens.

13) Para meninos, os pais podem trabalhar temas como por exemplo robôs, balão, safari, marinheiro, praia, circo, azul, aviador, pipa e fazendinha.

14) Outra possibilidade de temas para o chá de bebê são os unissex, que podem ser usados para ambos os sexos. São eles, ursinhos, cegonha, ovelhinhas, jardim, estilo provençal, cavalinhos, cidades turísticas, elefantinhos e demais temas que remetam ao mundo animal.

15) Já pensou em fazer um chá de bebê inspirado na estação do ano? Ou em acessórios do bebê? Então, tenha uma boa notícia para você, isso é possível!

Se os pais querem inovar, podem optar por temas diferentes como por exemplo música, rock, cultura, signos do zodíaco, origami, carrinho de bebê e primavera.

Decoração

16) Após definir o tema do evento, partimos para a decoração. O item mais colorido do seu chá de bebê! Vamos a alguns estilos bem legais que podem ser mais detalhados e mais caros ou mais baratos e criativos ou mais coloridos.

Decoração rústica

Feita com itens de madeira, mesa móvel, folhagens, bandejas e alguns objetos que relembram a vida no campo.

O melhor desta decoração é que ela combina com diversos temas do chá de bebê, como por exemplo, príncipe ou ursinhos. Além disso, cai muito bem em eventos ao ar livre. Também dá para fazer uma cidade toda de MDF.

Pallets com lembrancinhas e docinhos personalizados para o chá de bebê.
Aproveite os pallets para decorar seu chá de bebê rústico. Foto: Pinterest

Decoração azul e rosa

Pode ser usada pelos pais que ainda não sabem se a criança será do sexo feminino ou masculino, mas mesmo assim querem usar as cores tradicionais.

Decoração pop

Uma decoração bem colorida!

Decoração colorida para chá de bebê com balões coloridos, bolo, painel de madeira feita a base de pallets, caixa de pallets coloridos.
A chegada do seu filho merece uma festa com muita cor. Imagem: Eu neném

Decoração simples e barata

Se você é do tipo que prefere algo simples, não tem problema! Também separamos algumas sugestões para uma decoração simples, mais clean e neutra, sem exagerar nos enfeites e optar por folhagens.

Decoração simples para chá de bebÊ tema chuva de amor
Ouse na criatividade e deixe o chá de bebê com sua cara. Foto: Pinterest

Decoração chique

Se está disposto a gastar um pouco mais com este evento e deixá-lo super elegante, esta opção irá te agradar muito. Nela, dá para abusar de itens como taças, xícaras e pratos de porcelanas, lustres, além de ser bem original.

Use uma mesa de vidro ou de madeira, que não esteja com nenhum arranhão a fim de colocar o bolo e os docinhos finos personalizados.

Decoração muito chique para chá bebê, com mesa cercada de rosa e folhagens brancas e roxas, bolo e doces clássicos, lustre no teto, e cortina ao fundo.
O seu bebê merece toda esta comemoração. Foto: Sou mãe

Decoração ao ar livre

Para fazer esta decoração, o lugar mais adequado seria um jardim, se tiver florido e / ou cheio de folhagens, melhor ainda! Confira algumas ideias decorativas para este evento.

Decoração em tons pastéis

Tons pastéis e mais suaves são uma opção certeira! Além disso, a tonalidade combina muito bem com eventos ao ar livres decorados com móveis de madeira ou bambu.

Decoração chá de bebê com tons claros, com balões, bolo, bandeirolas. cupcakes.
Uma decoração mais clean para o chá de bebê

Decoração de chá de bebê de gêmeos

Se os filhos vêm em dobro, os gastos dos pais serão maiores ainda! Além disso, o orçamento para o chá de bebê será bem mais apertado.

Você pode optar por trabalhar com cores neutras ou com dois tons em cima de um chá de bebê simples. Mas se preferir, dá para trabalhar com decorações mais elaboradas.

Decoração de chá de bebê gêmeos com painel rústico, mesa móvel, dois bolo e doces em dobro, além de ursinhos e jarros com plantas brancas
Uma fofura em forma de decoração. Foto: Elo 7

Decoração neutra

Se os pais optarem por não saber o sexo do bebê até o nascimento, ou mesmo, preferem fugir do tradicional, uma dica é preparar a decoração da festa com tons mais neutro.

Temas como por exemplo, bichinhos da floresta, música, jardim / natureza, dentre outros, trabalhados em cima de cores neutras como o bege, branco e amarelo darão um ar mais clean ao seu evento.

Decoração caseira

Com um bebê a bordo, aumentam os gastos do casal! É fraldinha, berço, enxoval, roupas, chupetas, mamadeiras e tantos outros itens para comprar que dá até medo de esquecer alguma coisa. Sendo assim, fazer um chá de bebê chega a ser difícil já que o orçamento está bem apertado.

Para não abrir mão de seu chá de bebê devido aos custos, uma dica legal é fazer um chá totalmente caseiro. Ou seja, dá para aproveitar o que já tem em casa para comemorar a chegada deste novo membro na família. Ah, e se preferir, convide apenas as pessoas mais íntimas, que acompanharam sua gravidez do início até agora.

Enfeites

Enfeite personalizado para cá de bebê, bodies e meias penduradas em um varal.
Invista nos enfeites para deixar seu chá bem legal! Foto: Pinterest

17) Pendurar as roupas em um varal se trata de uma ideia diferente de decoração e que tem ganhado adeptos entre as mamães. E é bem simples arrumar essa decoração, é só pendurar um varal de barbante com as roupinhas do bebê atrás da mesa do bolo.

18) Os balões metalizados são uma tendência na decoração de festas infantis, festas de aniversário, de final de ano, e claro, do chá de bebê! Uma ideia legal é colocá-los na mesa com o nome escolhido para o neném.

19) Além dos balões metalizados, outro item que saiu das festinhas infantis diretamente para o chá de bebê são os balões de hélio. Inclusive, os balões podem ser o tema da festa!

20) Os acessórios do bebê podem decorar ainda mais sua festa. Por exemplo, dá para aproveitar os balões de hélio e fazer as chupetas, além de montar as mamadeiras. Bem criativo, não é mesmo?

21) As comidinhas também precisam ter a cara do seu evento, portanto insira nelas plaquinhas bem divertidas.

DIY

Guestbook feito em quadro com papel em formato de bodies, pregadores e canetas para os convidados escreverem a mensagem
Deixe aqui seu recadinho para o bebê. Foto: Pinterest

Do it yourself ou faça você mesmo é uma tendência que veio para ficar! E não seria diferente no chá de bebê, onde você coloca as mãos às obras. Separamos algumas sugestões de itens para te inspirar na hora de decorar o evento mais lindo do ano:

  • Cordão de luz – que pode ser feito, inclusive com o pisca-pisca.
  • Garrafinhas personalizadas – feitas com garrafinhas long neck, por exemplo. Você pode encapá-las e colocar flores ou balões nela.
  • Painel de fotos – onde serão colocadas fotos do casal durante a gestação.
  • Arco de balões – aquele item que não sai das festas infantis.
  • Letras em 3D – que dá para fazer com cola, folhas, papelão, estilete, régua, caneta e copos descartáveis.
  • Guestbook (livro de assinaturas) – você pode imprimir ou criar uma capa personalizada para que os convidados presentes no evento deixem uma mensagem para a criança.

Fotografias

Plaquinhas divertidas para fotografia
Monte o canto das fotografias. Foto: Pinterest

22) E não podemos esquecer das fotografias! Confeccione plaquinhas bem criativas para seus convidados tirarem as melhores fotos. E se possível, organize um local bem bonito para as fotos! Afinal, são as melhores recordações do seu chá de bebê.

Mesa do bolo

Chá de bebê tema elefantinho
Uma mesa de bolo bem divertida. Foto: Pinterest

23) O item mais gostoso do chá de bebê não podia ficar de fora, o bolo! E claro, a mesa onde ele fica, precisa ornar com toda a festa.

24)  Invista em um bolo que se destaque! Pode ser no estilo naked cake ou algum bem elaborado. E lembre-se de enfeitá-lo conforme o tema.

25) Quando for decorar a mesa, ao invés de colocar o bolo comestível sob a mesa, opte por colocar o bolo de fraldas (colocar link direcionado para fazer o bolo de fraldas). Dessa maneira, deixe o outro bolo na geladeira pronto para servir aos convidados.

26) Invista nos doces personalizados com o tema da festa

27) Invista nos pequenos detalhes, seja nos pratos e talheres ou nos guardanapos (que podem ser personalizados ) e toalhas de mesa.

Mesa dos convidados

Mesa decorada para chá de bebê
A mesa também depende da decoração do evento. Foto: Quarto de bebê

28) A mesa dos convidados também é um importante item a ser definido, contudo antes de mais nada é preciso observar algumas questões:

  • Os convidados são próximos? Então, dá para usar uma mesa bem grande onde todos ficarão sentados juntos, inclusive alguma mesa própria.
  • Os convidados não são tão próximos assim? Espalhe mesas e cadeiras pelo local onde o evento será realizado e deixe os convidados à vontade.

Cantinho da mamãe

Cantinho para a mamãe relaxar
A mamãe também merece ser mimada. Foto: Pinterest

29) Papais e amigas que estão ajudando na organização do chá do bebê preparem um cantinho bem legal para as mamães serem mimadas pelos convidado durante a festa.

Cantinho dos presentes

Cantinho especial dos presentes
Um cantinho bem charmoso para colocar os presentes. Foto: Pinterest

31) Não pensou nesse detalhe? Não tem problema! O carrinho do bebê pode se transformar em um porta-presente. Super temático, não é mesmo?

32) Ah, e não esqueça de deixar um caderninho ou bloquinho ou mesmo um adesivo para o convidado colocar seu nome e seu presente.

Brincadeiras

Brincadeira sabor da papinha para chá de bebê
Venha se divertir no chá de brincadeiras. Foto: Pinterest

33) Finalmente, chegamos a parte mais divertida do seu chá de bebê, as brincadeiras que irão entreter não só os pais mas também os convidados! A melhor parte é que todas as brincadeiras remetem ao universo dos babys.

34) Para os pais, opte por brincadeiras como por exemplo:

  • Quem é esse bebê? – Os convidados levam fotos de quando eram crianças para os pais adivinharem de quem se trata. A cada erro, eles pagam uma prenda.
  • Sabor da papinha – Compre várias papinhas de sabores diferentes e retire o rótulo. Peça para os pais provarem e adivinharem o gosto.
  • Qual é a música? –  Este clássico não poderia ficar de fora! Coloque diferentes canções infantis e peçam para os pais ou completarem a música ou adivinharem o nome.

35) Para os convidados, eleja brincadeiras como por exemplo:

  • Bingo do bebê  – Faça diferentes cartelas com os presentes da lista e distribua entre os convidados. A cada presente aberto, aqueles que tiverem o item em sua cartela, devem marcá-lo. Ganha quem completar uma sequência primeiro!
  • Tamanho da barriga  – Nesta brincadeira, os convidados devem adivinhar o tamanho da circunferência da barriga da mamãe. Ganha quem chegar mais perto da medida ou acertar!
  • Bodies personalizados  – Compre bodies e tintas de tecidos e distribua entre os convidados para que personalizem as roupinhas de maneiras bem criativas. As roupinhas serão guardados como uma recordação deste dia especial.

Lembrancinhas

Lembrancinha comestível para chá de bebê menino com acessórios do bebê.
Lembrancinhas comestíveis para seus convidados. Foto: Pinterest

36) Um detalhe super importante da festa! São a partir delas que os convidados guardarão aquele evento na memória, então capriche bastante!

DIY

  • Lembrancinhas com feltro e / ou EVA, como por exemplo, mamadeira
  • Bonequinhos / bichinhos
  • Lembrancinha com papel Kraft, sendo que aqui o detalhe está na embalagem, que pode ser decorada com fitas e também com rendinhas. E dentro, dá para inserir o que quiser dentro delas, por exemplo balas, sabonetes, jujubas.
  • Mini bolo de fraldas
  • Mini vasinhos, onde pode ir uma flor ou um tempero ou até mesmo mini – suculentas.

Comestíveis

  • Trufa de chocolate  – que pode ser envolta em tecido ou saquinhos;
  • Guarda-chuva com jujubas – montados com cola quente e um papel mais grosso ;
  • Baleiro decorado – pode ser utilizado tanto em chá de bebê com diferentes temas, e é bem simples de produzir. É só comprar um mini baleiro de vidro ou plástico e inserir doces dos mais variados tipos;
  • Cegonha de amêndoas – para montar, utilize um papel para formar a cabeça, cordão para fazer as pernas, EVA para os pés e um saquinho de tule com amêndoas dentro para montar o corpo da cegonha;
  • Vasilhas de papinhas – recheadas com chocolate para os convidados;
  • Caixinha com doces comestíveis – no formato de acessório do bebê, como por exemplo bodies, mamadeiras, chupetas.

Artesanal

  • Chaveirinhos –  que precisam combinar com o tema do evento e podem servir não apenas como pingentes para celulares como também para colocar as chaves.
  • Mini garrafas com bebidas – para os convidados estourarem no dia de nascimento do bebê e celebrarem a vida deste serzinho especial!
  • Sementinhas – para o convidado plantar e acompanhar o crescimento assim como o do bebê.

Cartão de agradecimento

37) Mande uma mensagem especial agradecendo a todos que compareceram a sua festa. Se possível, tire uma foto com cada convidado e encaminhe junto ao um recadinho de maneira individual.

Conheça outros tipos de chá de bebê

Além do chá de bebê tradicional, existem mais três tipos de eventos que remetem ao nascimento de um bebê, cada qual com seus objetivos. Sendo eles, online, revelação e o de fraldas. Contudo, não é necessário que faça todos eles. Abaixo, vamos abordar as particularidades de cada um.

Revelação

Confira como fazer um bolo de fraldas para o chá revelação

O chá de revelação tem como objetivo anunciar aos pais o sexo do bebê. Nele, alguma amiga ou familiar acompanha a mamãe durante o exame para pegar o resultado do exame.

Esta pessoa, no entanto, será responsável por revelar o sexo do bebê no dia do evento, onde demais amigos e familiares estarão unidos para saber sobre a novidade.

Para tanto, ela pode usar diversos meios, seja como um bolo tradicional com o recheio azul para menino ou rosa para menina (ou qualquer outra cor, desde que haja uma distinção entre menino e menina), balões e confetes.

Chá de fraldas

Em síntese, o chá de fraldas tem como intuito arrecadar fraldas para o neném que entrará na família. Afinal, este é o item que a criança usará por muito tempo, e portanto, pesa bastante no orçamento!

Chá de bebê online

Mulher grávida montando o seu chá de bebê online
Organizar um chá de bebê online é bem prático. Foto: Freepik

Para fazer o chá de bebê online, é necessário se cadastrar em sites específicos, montar uma lista de presentes, personalizá-la e compartilhá-la com amigos e familiares.

Os convidados, por sua vez, acessam o link compartilhado pela mamãe e escolhem o item o qual querem presentear o bebê. Todos os presentes do site, no entanto, serão convertidos em dinheiro e os pais receberão o valor para que possam fazer as compras.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilha com as mamães e futuras mamães que você conhece. Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

17 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *