Saiba mais sobre como cuidar da saúde mental na gravidez

Saúde mental na gravidez

A saúde mental das futuras mamães também requer atenção

Durante a gestação, os cuidados são vários: exames, consultas, compra do enxoval e montagem do quarto do bebê, entre diversos outros afazeres. Contudo, nessa lista, o que fica esquecida é a saúde mental das grávidas.

Muitas vezes, o emocional das gestantes é motivo de piada. Afinal, é normal que os novos níveis de hormônios no organismo causem variações de humor. Todavia, o assunto é sério, principalmente quando a tristeza e ansiedade são excessivas. 

O motivo disso pode sim estar em questões biológicas, como todas as mudanças que o corpo da mulher sofre nessa fase. Entretanto, preocupações financeiras, profissionais e familiares sobrecarregam ainda mais a saúde mental. 

Uma pesquisa do King’s College London, na Inglaterra, por exemplo, revelou cerca de 25% das mais 500 mulheres grávidas entrevistadas sofrem com depressão ou outros transtornos da mente. 

Por isso, é essencial que todos tenham atenção também com a parte psicológica das gestantes. Com isso, separamos algumas orientações principais para evitar e amenizar os problemas de saúde mental mais comuns. 

Procure um especialista em saúde mental

É importante não ter vergonha de procurar um psicólogo ou psiquiatra, principalmente se você se sente incomodada com suas emoções. 

O acompanhamento de um especialista a ajudará a lidar com os sentimentos e, dessa forma, melhoram as chances de ter uma gravidez feliz e tranquila.

Companhia de amigos e familiares ajudam na saúde mental
Busque a companhia de pessoas que te fazem bem

Busque o apoio das pessoas certas

O apoio de familiares e amigos é fundamental. Porém, nem todos eles saberão lidar com os seu sentimentos.

Assim, fique próxima de pessoas com quem você consiga conversar abertamente, trocar experiências e sentir acolhida. Fique longe de quem apenas de critica, trate suas emoções como bobagens e não respeite suas decisões.

Cuide também da saúde física

A saúde física, contudo, não deve ficar de lado. Além do pré-natal, também é importante manter uma alimentação saudável e, se permitido pelo médico, praticar exercícios físicos. Um bom funcionamento do organismo auxilia na saúde mental.

Ademais, tente descansar ao máximo. A rotina da preparação para a chegada de um bebê é pesada, mas é preciso lembrar-se sempre da importância de relaxar.

Ter um hobby é importante para a saúde mental
Ter um hobby também ajuda na saúde mental

Tenha algum hobby

Como já mencionado, são muitas coisas que precisam ser preparadas durante a espera do bebê. Entretanto, lembre-se de fazer algo apenas para si.

Encontre ou descubra um hobby que te faça bem e dedique-se a ele. Dessa forma, você irá se distrair e realizar algo que te dará orgulho.

No pós-parto

A saúde mental no pós-parto também fica abalada. Há o baby blues, uma condição normal causada pela baixa dos hormônios que gera tristeza, medo e angústia e costuma durar por duas semanas.

Todavia, quando essas emoções são excessivas e se estendem por mais tempo, é preciso averiguar se não se trata de depressão pós-parto

Essa última é caracterizada pelos seguintes sinais:

Humor deprimido ou mudanças de humor severas;

Choro excessivo;

Dificuldade de desenvolver uma ligação amorosa com o bebê;

Afastamento da família e dos amigos;

Alterações no apetite: falta de apetite ou comer muito mais do que o habitual;

Incapacidade de dormir ou dormir demais;

Fadiga abrupta ou perda de energia;

Redução do interesse e prazer nas atividades que a mãe costuma realizar;

Intensa irritabilidade e raiva;

Medo frequente de não ser uma boa mãe;

Sentimentos de inutilidade, vergonha, culpa ou inadequação;

Diminuição da capacidade de pensar com clareza, concentrar-se ou tomar decisões;

Ansiedade grave e ataques de pânico;

Pensamentos relacionados a prejudicar a si mesma ou ao bebê;

Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

Caso você se enquadre nesses sintomas – não precisa ser em todos – procure ajuda médica.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre esse assunto. Também conte seus hábitos para cuidar da sua saúde mental. 

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