Conheça dicas de como cuidar do cabelo na gravidez

chá_de_gravidez_cabelo_na_gravidez

Mesmo que a maioria das gestantes relatam que os fios ficam mais bonitos, ainda assim são necessários cuidados com o cabelo na gravidez

Entre as diversas partes do corpo que sofrem mudanças durante a gestação estão os cabelos. Na maioria das vezes, as futuras mamães ostentam fios brilhosos e sedosos durante os nove meses. Porém, o cabelo na gravidez também pode ficar ressecado e frágil. 

O motivo dessas mudanças, assim como o de diversos sintomas de gravidez, está nos altos níveis de hormônios no organismo da mulher. O estrogênio, por exemplo, ajuda no crescimento dos fios. Isso também auxiliado pela maior circulação sanguínea. 

Todavia, brilhoso ou ressecado, todos os cabelos precisam de cuidados durante a gravidez. Por isso, separamos alguma dicas de como tratar os fios sem causar nenhum dano ao bebê. Confira: 

Hidratação é fundamental

Durante a gravidez não será permitido realizar procedimentos químicos nos cabelos, pois podem prejudicar a saúde do bebê. Portanto, para que fios não “sofram” com a falta deles, é importante hidratá-los.

Além disso, a hidratação também ameniza os danos causados pela exposição ao sol, vento e poluição. Assim, ao hidratar, será amenizado o ressecamento, os cabelos terão mais queratina (proteína dos fios) e crescerão com saúde. 

Então, é permitido utilizar máscaras de reconstrução capilar para hidratar. Caso o cabelo na gravidez esteja muito danificado, é orientado fazer semanalmente. Caso não, pode ser feito com menos frequência. 

Mantenha o cabelo limpo durante a gravidez

Essa dica pode parecer simples, mas é essencial para manter a saúde do cabelo na gravidez. Afinal, a gestação é  uma fase cheia de mitos e alguns deles envolvem assuntos relacionados à limpeza dos fios.

Porém, a recomendação principal é lavá-los sempre que sentir a oleosidade. Isso porque, ao ficar muito sujo, haverá o surgimento de caspas e a obstrução dos poros do couro cabeludo, o que pode afetar o crescimento dos cabelos.

Com isso, além da tradicional lavagem, também é interessante usar xampus com efeito refrescante, e, às vezes, produtos de limpeza profunda. Ademais, utilize o condicionador apenas nas pontas dos fios.

Prefira secar com ar frio

Para manter a saúde do cabelo na gravidez é preciso secar os fios com ar frio
Secar o cabelo com ar quente aumentará o ressecamento dos fios

Após lavar os cabelos, prefira secá-los com a opção de ar frio do secador. A razão está no fato de que o ar quente aumenta o ressecamento e a queda dos fios. 

Outra dica é usar produtos de proteção térmica, como os cremes sem enxágue, que irão ajudar na redução do frizz.

Corte regularmente o cabelo na gravidez

Cortar os cabelos com regularidade permitirá que eles cresçam mais fortes e saudáveis. Ademais, o corte também eliminará as partes danificadas, como as pontas duplas e as queimaduras por sol ou chapinha, por exemplo.

Então, aproveite a gravidez para renovar o visual!

Proteja os cabelos do sol

Muita exposição ao sol aumentará o ressecamento do cabelo na gravidez. Mais do que isso, também haverá maior oleosidade. Portanto, a dica é utilizar produtos com proteção contra os raios UV.

Ter uma alimentação saudável ajudará na saúde do cabelo na gravidez
Ter uma alimentação saudável ajudará na saúde do cabelo na gravidez

Cuide da alimentação

Ter uma alimentação saudável na gravidez ajudará em diversos aspectos dessa fase, assim como na beleza e saúde dos cabelos. Assim, coloque no prato alimentos ricos em cobre, zinco, ferro, vitamina B12, iodo, proteínas e minerais.

Alguns exemplos são a cenoura, o espinafre, a aveia, o salmão, a soja, o morango, a laranja e o agrião. Eles irão ajudar no crescimento dos fios, no fortalecimento, irão fornecer hidratação e ainda previnem contra a queda.

No entanto, evite o excesso de sal, de alimentos enlatados, açúcar e refrigerantes. Esses produtos deixarão os cabelos mais secos.

É permitido pintar o cabelo na gravidez?

A permissão ou não de pintar o cabelo na gravidez causa muitas dúvidas. Por ainda não ter estudos que garantem a segurança ou a falta dela com o uso das tinturas, os médicos costumam proibir, principalmente no primeiro trimestre de gestação, quando os órgãos e tecidos do feto são formados. 

O motivo está no fato de que a maioria dos produtos para pintar os cabelos possuem amônia, ureia e formaldeído, que causam prejuízos na saúde da mãe e do bebê. 

Contudo, já existem no mercado produtos sem essas substâncias. Porém, é sempre necessário pedir a autorização médica antes de usá-los. Além disso, também confirme com seu médico se é seguro fazer pinturas que não toquem o couro cabeludo, como luzes e ombré hair

O alisamento é proibido

Um consenso sobre o uso de química no cabelo na gravidez é o de que o alisamento é proibido. Isso porque os produtos para relaxamento e progressiva, por exemplo, possuem ainda mais substâncias maléficas ao bebê.

No entanto, essa é uma ótima fase para curtir os cabelos ao natural e, sem essas químicas, eles se tornarão mais saudáveis e, consequentemente, bonitos.

Nos conte as suas dúvidas sobre cuidados com os cabelos aqui nos comentários. Também nos diga como estão seus fios na gravidez. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *