Cuidados essenciais com o umbigo do bebê

Como cuidar do umbigo do bebê

Cuidar do umbigo do bebê pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não é tão complicado assim!

Quando um bebê nasce, também nasce uma mãe e com ela surgem diversas dúvidas e preocupações, afinal, só queremos o bem para nossos pequenos.

Por se tratar de um ser tão pequenininho é normal que existam alguns cuidados a mais para se tornar, isso porque eles ainda não conseguem se cuidar sozinhos!

E um dos cuidados que mais enchem as mamães de medo (principalmente as de primeira viagem), é o cuidado com o umbigo do bebê.

O que é esse umbigo?

Não precisa se preocupar, caso não conheça os cuidados com o umbigo, pois são tantas novidades que realmente torna-se difícil conhecer tudo.

Porém, estamos aqui para ajudar!

Quando o neném nasce, ele está ligado à mãe através do cordão umbilical. É o cordão umbilical que garante, durante toda a gestação, a nutrição e oxigenação para o bebê, além de ser uma ligação entre a mamãe e o filho.

Depois que o bebê nasce, corta-se o cordão umbilical e o bebê fica com um pequeno pedaço – o coto umbilical – ainda preso em seu corpo.

Por isso, é preciso que se tome muito cuidado com o coto até que ele cicatrize e caia naturalmente.

Como cuidar do umbigo do bebê

Limpeza do Umbigo

Para cuidar bem do umbigo do bebê é preciso que ele esteja sempre bem limpo e esterilizado, pois, caso entre sujeira, o local pode infeccionar e fazer mal para a saúde do bebê.

Portanto, sempre que você for trocar a fralda é importante que a limpeza seja feita com um algodão ou uma fralda de pano limpa.

Para esterilizar faça a limpeza com álcool 70% ou então com uma água morna, lembrando que, além de limpo, o local não pode ficar molhado ou úmido.

Sendo assim, para secar, é possível abanar a região, ou então utilizar uma gaze limpa dando pequenas batidinhas envolta do umbigo do bebê, mas não precisa se preocupar…

Sabemos que o maior medo das mamães é fazer algo que machuque o bebê, porém, ele não sente dor na região do coto umbilical. Por isso, pode limpar e secar sem medo que o pequeno não irá sentir dor!

Banner BlogPowered by Rock Convert

É preciso apenas tomar cuidado para não friccionar a região, pois assim a pele do bebê pode ficar ferida.

Outros cuidados

Existem, além da limpeza, outros cuidados para se tomar com o umbigo do bebê:

Como há um risco de infecção, é muito importante que na hora da limpeza a mão da mamãe também esteja esterilizada. Por isso, lave bem as mãos, se atentando às unhas, punho e entre os dedos.

Outra dica essencial é:

Sempre deixe o coto umbilical dentro da fralda e não a deixe muito apertada, pois dessa forma, o umbigo do bebê permanecerá protegido.

E poderá evitar, também, possíveis machucados, e traumas com o atrito na roupa.

O que mais devo saber?

Para que não restem dúvidas, é comum que o coto umbilical escureça e demore até quatro semanas para cair totalmente e ter a formação do umbigo do bebê.

Além disso, não é comum que haja infecções, portanto, se surgir uma secreção amarelada com mau cheiro, vermelhidão ou desconforto na hora da limpeza, é muito importante que você leve o pequeno ao médico.

Caso o umbigo não cicatrize e caia, ou demore muito mais tempo que o comum, é necessário avaliar a presença de algumas doenças. Caso perceba qualquer inconformidade, leve seu pequeno ao pediatra, ele poderá auxiliar.

A mamãe também pode e deve tirar todas as suas dúvidas no pré-natal.


Quer saber mais? Temos muitos outros conteúdos legais para auxiliar mamães e papais nessa tarefa incrível que é a criação dos filhos!

Você pode conferir mais matérias em nosso blog chá de gravidez e também no blog: blog.kidsbrasil.com.br

Você também pode visitar o nosso site www.kidsbrasil.com.br, onde você encontra lindas roupinhas da Carter’s, Gerber e outras marcas incríveis, com as melhores promoções.

Entregamos para todos o Brasil!

Acesse e confira.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *