Saiba como dormir melhor na gravidez

Dormir melhor na gravidez

Dormir melhor na gravidez é o desejo de muitas mamães e é possível alcançá-lo com algumas estratégias

Muito sono e dificuldade para dormir ao mesmo tempo: essa combinação desagradável faz parte da vida de muitas futuras mamães. Afinal, o tamanho da barriga e a ansiedade são vilãs na hora de descansar. Contudo, há uma boa notícia: é possível dormir melhor na gravidez!

Para isso, é importante entender o que acontece em cada fase da gestação e os meios de amenizar os principais desconfortos. Conheça abaixo as melhores dicas para cada trimestre: 

Primeiro trimestre: mantenha os mesmo cuidados

O primeiro trimestre de gravidez é marcado pela sonolência gerada pelos hormônios. Portanto, é recomendado que, sempre que puder, a mulher descanse. 

No entanto, não é necessário ter nenhum cuidado mais específico para esses momentos. Apenas mantenha o quarto arejado, no escuro ou com uma iluminação fraca, em silêncio e com roupas confortáveis. Isto é, os mesmos bons hábitos que devem ser mantidos por todas as pessoas.

O que pode atrapalhar a dormir melhor na gravidez durante essa fase é a ansiedade. É comum a descoberta da gestação gerar alguns medos e inseguranças, que atrapalham na hora de dormir. A dica principal é conversar com o parceiro, familiares e amigos para desabafar e trocar experiências. Além disso, tomar um leite quente ou chás também podem ajudar.

Todavia, quando esses sentimentos forem excessivos e incomodarem na rotina diária, não tenha vergonha de buscar a ajuda de um psicólogo.  

Segundo trimestre: a barriguinha já aparece

O segundo trimestre é conhecido por sua tranquilidade: os primeiros sintomas desaparecem e a grávida se sente mais disposta. Porém, algumas já percebem certas dificuldades na hora de dormir por conta da barriga, mesmo que ela ainda seja pequena.

Assim, o que mais se orienta é deitar de lado. Dessa forma, não há o risco de sentir falta de ar, como ao ficar na posição de barriga para cima. 

Outro fato que pode atrapalhar é a maior sensação de calor comum nessa época. Portanto, use roupas mais leves e soltas e tente deixar o quarto mais fresco. 

Já as câimbras também podem atrapalhar. Porém, praticar exercícios físicos é uma maneira de evitá-las. Massagens nas pernas são outras alternativas para amenizar o problema. 

Dormir melhor na gravidez com muitos travesseiros
Rodear-se de travesseiros é uma das melhores táticas para dormir durante a gravidez

Sim, tem como dormir melhor na gravidez durante o 3º trimestre!

O terceiro trimestre é considerado o pior quando o assunto é dormir. O tamanho da barriga deixa poucas posições confortáveis e a ansiedade pela chegada do bebê também marca presença. Tudo isso junto com o cansaço característico desta etapa final. 

Portanto, a principal tática é deitar de lado para o sentido esquerdo. Com isso, o peso não comprime a veia cava e não interrompe a oxigenação para mãe e filho.

Ademais, os travesseiros são aliados. Coloque mais um na cabeça para ajudar na respiração e outro debaixo da barriga para dar maior sustentação a essa área. Usar um entre as pernas fará com que o quadril fique melhor encaixado.

No entanto outro fator pode incomodar: a necessidade constante de urinar. Para resolver isso, basta evitar líquidos cerca de duas horas antes de ir para a cama. 

Também deve-se ter atenção com os alimentos do jantar. Prefira refeições mais leves, menos gordurosas e em menor quantidade. Isso irá evitar azias, enjoos e outros desconfortos abdominais que possam surgir à noite. 

Os sonhos

Muitas grávidas relatam que sofrem com pesadelos durante a gestação. Infelizmente, não há nenhuma técnica garantida para evitá-lo. O que se recomenda é que a mulher tente ter pensamentos positivos na hora de ir para a cama. 

Quando isso não é o suficiente, vale as mesmas orientações dadas acima: contar as angústias para o parceiro e entender que tudo foi apenas um sonho.

Contudo, sempre relate esses problemas ao seu médico. Ele saberá quando for necessário intervir com alguma terapia ou medicamento. 

Caso tenha restado alguma dúvida sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários. Também nos siga nas redes sociais para receber mais dicas do mundo da maternidade. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

12 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *