Aprenda como estimular o bebê a falar

Estimular bebê a falar

Hábitos diários ajudam a estimular o bebê a falar

Aquele primeiro “mamãe” falado pelo bebê emociona a todos. Porém, para que essa palavra exista, é preciso um esforço conjunto de toda a família. São os incentivos das pessoas que rodeiam o pequeno o principal fator para estimular o bebê a falar. 

Mesmo que a criança comece a tentar expressar palavras completas em torno de um ano de idade, os estímulos devem existir desde o nascimento. É por meio do acúmulo deles que o bebê irá enriquecer o vocabulário. 

A boa notícia é que é fácil fazer isso. Com pequenos hábitos no dia a dia já é possível estimular o bebê a falar. Separamos as melhores dicas para isso:

Diga os nomes dos objetos 

A dica mais básica é, sempre que estiver com a criança, conversar muito com ela e dizer os nomes dos objetos que estão em volta. Por exemplo, diga “agora vamos brincar com o carrinho” ou mostre “este é um livro”. Também aponte para os itens, assim, o bebê já irá relacionar o nome com o que ele viu.

Além disso, também é importante falar os sinônimos das palavras, ou seja, os diferentes nomes que o objeto tem. Dessa maneira, o vocabulário da criança ficará cada vez maior. 

Estimular o bebê a falar enquanto expressa emoções
Expressar emoções enquanto faça com o bebê é uma dica

Demonstrar emoções também ajuda a estimular o bebê a falar

Apenas dizer os nomes dos objetos não é o suficiente. O tom de voz com que os adultos conversam com o bebê também é importante para a linguagem. É a partir desses modos que ele começará a entender o que é alegria, tristeza, preocupação e dor, entre diversas outras emoções. Por meio disso, ele aprenderá a se expressar melhor. 

Cante e leia

Não importa se é desafinado, cantar para o bebê é essencial. Primeiramente, irá transformar o processo da aprendizagem da fala mais divertido. Ademais, a sonoridade e repetição das rimas, principalmente nas músicas infantis, prendem a atenção do pequeno e reforçam os sentidos das palavras. 

Histórias e poesias, lidas com diferentes tons de emoção, também ajudam a estimular o bebê a falar. 

Estimular o bebê a falar com histórias e músicas
Historinhas ajudam no processo da fala

Deixe o bebê falar também

Com dito anteriormente, conversar com a criança é muito importante. Contudo, é importante ter momentos de silêncio para que ela absorva o que ouviu e possa se expressar também.

Mais do que isso, lembre-se que o bebê vai falar errado e o orientado não é repreendê-lo e, sim, corrigir com calma e carinho ao repetir a palavra do modo correto.

Não obrigue a criança a conversar com pessoas estranhas

A base para estimular o bebê a falar é deixar que ele faça isso no momento dele e sem pressão. Por conta disso, não é interessante obrigá-lo a conversar o tempo todo e, principalmente, com pessoas que ele não conhece.

É preciso respeitar a personalidade de cada criança e, assim, os pequenos se sentirão mais confortáveis e seguros para se expressarem quando quiserem.

A fala em cada idade

É preciso entender quais são os marcos de desenvolvimento da linguagem no decorrer do crescimento do bebê. Os mais comuns são esses:

A partir dos três meses de vida: emite sons sem significados apenas para se divertir;

Entre seis e nove meses: começa a vocalizar palavras com poucas sílabas, como “mama” e “papa”. Nesta fase, já existe a intenção de comunicar algo;

Por volta de um ano: início da fala com palavras longas e mais complexas;

Aos dois anos: fala frases pequenas e refere a si mesmo pelo nome.

Vale lembrar que cada bebê se desenvolve de formas específicas. Entretanto, caso você perceba que filho tem dificuldade em alcançar esses marcos, peça ajuda a especialistas, como o pediatra que o acompanha e um profissional de fonoaudiologia. 

Por fim, nos conte o que achou do nosso conteúdo. Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Também fique à vontade para compartilhar essas matéria com as amigas que são mães. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *