Veja como fazer o desmame diurno

Desmame diurno

O desmame diurno é utilizado para finalizar a amamentação

Muitas mamães optam pelo desmame diurno como o primeiro passo para parar de amamentar. Dessa forma, o bebê continua mamando no período noturno, um momento em que os pequenos desejam mais aconchego com a mãe.

Contudo, isso não significa que acabar com as mamadas durante o dia é algo simples. É preciso utilizar algumas táticas para que o desmame seja bem-sucedido e tranquilo para mãe e filho. Por isso, separamos as principais dicas. Confira: 

Crie distrações para a criança

O fator fundamental para o desmame diurno é criar distrações para a criança e fazê-la esquecer a amamentação. Portanto, é importante que toda a família se envolva para brincar e passear com o pequeno durante essa fase.

Entretanto, a mãe também deve estar presente. Afinal, a amamentação significa vínculo com o filho e este não pode ser quebrado. Assim, a mãe pode criar brincadeiras, hábitos e momentos com a criança e mostrar a ela que existem coisas mais interessantes do que mamar.

Desmame diurno - inclua a criança nas refeições
Incluir a criança nas refeições em família ajuda no desmame diurno

A criança deve se acostumar a comer com outras pessoas

Como dito anteriormente, a amamentação é o vínculo do bebê com a mãe, mas ele pode ser substituído por outras formas de aconchego. Dessa forma, é importante envolver a criança nas refeições familiares e mostrar a ela como o momento com a família é legal. Com isso, começará a perder o interesse com as mamadas. 

Desmame diurno deve ser gradual

O desmame diurno deve ser feito de forma gentil, ou seja, gradualmente. As mamadas diminuem em quantidade e duração com o tempo. 

Portanto, converse com a criança e faça acordos sobre as horas que ela poderá mamar e por quanto tempo. A duração pode ser a de um desenho ou música que ela goste. 

Não coincida com momentos de estresse

O desmame é um momento de grandes mudanças para a criança. Então, não sobrecarregue o pequeno ainda mais, caso ele já esteja passando por outro momento de estresse, como entrada na escola e a chegada de um irmãozinho.

Não recuar

Por fim, a última dica é não recuar. Isto é, após conversar com a criança sobre o fim das mamadas, não volte atrás. Haverá muito choro e birras, mas é importante se manter firme e não confundir o pequeno com idas e vindas na amamentação.

Vale lembrar ainda que é possível tirar dúvidas e buscar auxílio no processo de desmame com o pediatra e nutricionista.

Agora, nos diga qual a sua opinião sobre o nosso conteúdo. Também compartilhe essa matéria com as amigas que são mamães.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *