Entenda como funciona o teste do olhinho

Teste do olhinho

O teste do olhinho pode detectar problemas sérios na visão do recém-nascido

Entre os exames que o recém-nascido precisa fazer, está o teste do olhinho. Como diz o nome, trata-se de analisar e buscar problemas na visão do bebê. Ele é feito ainda na maternidade e é obrigatório.

Contudo, sua realização é bem simples: o pediatra aponta uma lanterninha nos olhos do recém-nascido. Assim, com o reflexo da luz emitida, é possível ver se há alguma alteração na estrutura ou diferenças em cada olho. Caso esteja tudo bem, os olhinhos refletem a cor vermelha de forma contínua. 

Todavia, se o médico considerar algo suspeito, o recém-nascido é encaminhado a um oftalmologista para fazer exames mais aprofundados. 

As doenças que o teste do olhinho pode detectar

São várias as doenças que o teste do olhinho pode detectar, como a catarata congênita, glaucoma congênito, hemorragias e o retinoblastoma, um tipo de câncer mais comum na infância. 

Além disso, o médico também consegue perceber graus muito elevados de miopia e hipermetropia. 

Banner BlogPowered by Rock Convert
Teste do olhinho - quanto retornar ao oftalmologista
Aos três anos, criança precisam retornar ao oftalmologista para exames de rotina

Quando voltar ao oftalmologista

Crianças que não aparentam nenhum problema de saúde precisam retornar ao oftalmologista para um exame de rotina aos três ou quatro anos. Entretanto, é importante sempre conversar com o pediatra sobre a saúde ocular dos pequenos. 

Todavia, bebês prematuros precisam de um acompanhamento oftalmológico especial, pois possuem mais chances de sofrer com estrabismo e alergias oculares.

Ademais, também é possível realizar pequenos testes em casa para avaliar se a criança possui algum problema de visão. Uma forma é tampar, de forma alternada, os olhos e notar se ela fica irritada quando isso é feito ou se tem mais dificuldade em enxergar algo. 

Também é fundamental estar atento ao desempenho do filho na escola, pois ele pode ser atrapalhado por problema de visão. 

Por fim, lembre-se sempre de retirar qualquer dúvida sobre o desenvolvimento do bebê com um médico especialista.

Agora, nos diga se o que achou do nosso conteúdo. Também compartilhe essa matéria com outras amigas que são mamães. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *