Papinhas: como introduzi-las na alimentação dos bebês?

Aos seis meses de idade, os bebês já podem comer papinhas

Mamãe oferecendo papinha para o bebê comer

Desde os primeiros dias de vida até completar seis meses de idade, os bebês devem se alimentar apenas com o leite materno. Somente, após o período, é que a mamãe pode introduzir outros tipos de alimentos em seu cardápio, sendo a papinha, o mais recomendado.

Nas papinhas, os bebês encontrarão fontes de energia, proteína e ferro. Para tanto, cada papinha deve ter pelo menos um alimento dos grupos de verduras (acelga, alface, agrião, espinafre), legumes (cenoura, beterraba, chuchu, abóbora), proteínas (carne de vaca, frango) e carboidratos (batata doce, mandioca, inhame e arroz integral).

Ao inserir novos itens no cardápio do bebê, o ideal é que sejam introduzidos sozinhos e a cada 3 dias. Isso também ajuda o pequeno na adaptação ao sabor e texturas, além de diagnosticar de maneira mais rápida, algumas alergias ou sensibilidades.

É essencial que os bebês também tenham a alimentação regrada assim como os adultos. E claro, sem deixar de lado o aleitamento materno.

Ao dar as primeiras papinhas, o ideal é que elas sejam doces e feitas com frutas de fácil digestão e sem casca como por exemplo pera, mamão e maçã. Depois disso, a mamãe pode inserir papinhas salgadas à base de legumes, carnes e frango.

Receita de papinha doce

Frutas utilizadas no preparo de papinhas doce em cima de toalha de xadrez
Maça e pera formam uma ótima combinação para papinhas
Imagem: Freepik

Confira o passo a passo da papinha de maça com pera:

Ingredientes:
1 maçã pequena
1 pera pequena
1 litro de água

Modo de preparo:
Antes de começar o preparo da papinha, lembre-se de lavar as frutas e descascá-las. Logo em seguida, corte ao meio e retire as sementes.

Depois, adicione água em uma panela de pressão para que possam cozinhar. Assim que pegar pressão, desligue o fogo e deixe as frutas no recipiente. Por último, processe os alimentos em um liquidificador.

Receita de papinha salgada

Inicialmente, esse tipo de papinha deve ter até 2 ingredientes, sem adicionar carnes ou grãos.

Confira passo a passo de papinha de batata com abobrinha

Ingredientes:
1 batata inglesa pequena
½ abobrinha

Modo de preparo:
Primeiramente, lave bem a abobrinha e a batata, descasque e corte-as em cubos e cozinhe em fogo médio com água filtrada. Assim que os legumes estiverem cozidos, coloque em um prato e amasse bem para facilitar a vida do pequeno.

E aí mamãe, gostou das nossas receitas de papinhas? Então, fique ligadinha no nosso site que em breve postaremos mais conteúdos. Ah, e não se esqueça de compartilhar nosso material com outras mamães e futuras mamães que você conhece.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *