Aprenda como perder barriga depois da gravidez

Como perder barriga depois da gravidez

Muitas mamães buscam como perder barriga depois da gravidez e, para isso, hábitos simples são suficientes

O pós-parto é um mix de emoções. Há a felicidade por ter o filho nos braços, medo por conta dos cuidados com que ele precisa e ansiedade em ter que lidar com a nova rotina. Para acrescentar na lista, as mulheres também têm que enfrentar a baixa autoestima com o corpo que acabou de abrigar um bebê. Por isso, é comum a busca por como perder a barriga depois da gravidez. 

Porém, o principal é entender que, depois do nascimento, o corpo não volta automaticamente ao que era antes. Afinal, o útero, que antes era do tamanho de uma pera, cresce até ter a forma de uma melancia. Isso faz com que a pele se estique e apareçam as temidas estrias. Até os órgão internos mudam de posição. 

Contudo, temos uma boa notícia: o corpo irá se recuperar dessas mudanças. Entretanto, é fundamental ter paciência: levará tempo, mas, enquanto isso, é possível dar uma ajudinha ao organismo. Assim, listamos algumas dicas que podem te devolver a barriga de antes da gravidez.

Durante a gravidez

Sim, durante a gestação já é possível ter hábitos que ajudarão em perder a barriga depois da gravidez. O principal deles é controlar o peso. Então, esqueça aquele mito de que grávida tem que “comer por dois”. 

A alimentação deve ser equilibrada e saudável. O recomendado é ingerir 300 calorias a mais do que uma mulher não grávida. Portanto, cerca de 2.300. Isso porque além da questão estética, o sobrepeso também gera diversos riscos para a saúde da mãe e do bebê. 

Ademais, outra forma de evitar o excesso de peso é realizar atividades físicas. Todavia, a prática deve ser apenas após a autorização médica e com o acompanhamento de um profissional. 

Por fim, também é possível evitar as estrias durante a gravidez. Para isso, a palavra-chave é hidratação. Então, abuse dos cremes não só na barriga, mas também na área dos seios e bumbum. 

Como perder barriga depois da gravidez - dicas durante a gestação
Uma boa alimentação durante a gravidez ajudará na perda de peso após o parto

Como perder a barriga depois da gravidez

Amamentar

Além dos diversos benefícios para a saúde do bebê, a amamentação também tem outro ponto positivo, que é ajudar a perder peso depois do parto. 

Há duas razões para isso: a primeira está no fato de que amamentar queima cerca de 750 calorias por dia. Já o outro motivo é a liberação do hormônio oxitocina, que auxilia no retorno do útero ao seu tamanho normal, o que, consequentemente, diminui o volume no abdômen. 

Alimentação

Não é possível falar de como perder a barriga depois da gravidez sem mencionar a alimentação. É claro que, assim como na gestação, o cardápio da nova mamãe deve continuar saudável. Isso também ajudará na saúde do organismo e até na amamentação

Portanto, mantenha uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos e carnes magras. Além disso, mesmo que os cuidados com o bebê atrapalhem a rotina, tente  ter horários fixos para as três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.

Não se esqueça da água

Uma alimentação saudável também necessita de muita hidratação. A água, além de auxiliar na produção de leite, também melhora o funcionamento dos rins, que aceleram a eliminação dos líquidos retidos no corpo.

Porém, dê preferência sempre por se hidratar com água. Refrigerantes aumentam o inchaço e o café (e outras bebidas com cafeína) diminui a absorção de ferro no organismo e, com isso, aumenta os riscos de anemia. Já os sucos devem ser ingeridos com moderação, o melhor é consumir a fruta in natura. 

Exercícios

Os exercícios físicos continuam como aliados na busca pela barriga de antes da gravidez. Para as mulheres que tiveram parto normal, os médicos costumam pedir para esperar até cerca de três semanas após o nascimento do bebê para a mãe voltar às atividades.

Já para as mamães que fizeram cesária, a recomendação é esperar de quatro a seis semanas. 

Não deixe a ansiedade ser uma inimiga

Como dito no começo do texto, o pós-parto é um turbilhão de emoções. A ansiedade, por exemplo, pode fazer com que as mulheres comam mais e, assim, dificulte o processo de perda de peso.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Granada, na Espanha, por exemplo, revelou que cerca de 94% das mães ganham quilos a mais após o nascimento do filho. 

Portanto, por mais difícil que seja, tente controlar os sentimentos ruins e não os desconte na comida. Converse com amigas e familiares que já foram mães, peça ajuda para os cuidados com o bebê e com a casa e não tenha vergonha de procurar um profissional, como psicólogos e psiquiatras. 

Tenha calma para perder a barriga no pós-parto

Não acredite quando famosas aparecem com a barriga lisa logo após o parto. Voltar a forma de antes da gravidez leva tempo e, muitas vezes, o principal foco das mulheres é cuidar do bebê.

Por isso, fique tranquila e curta muito seu pequeno. O principal é que você cuide da sua saúde física e mental. Assim, também não faça dietas drástica. Caso queira realizar alguma mudança na sua alimentação, procure um especialista.

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