Veja como regularizar o sono do recém-nascido

Male hands holding a screaming newborn in a diaper. Family, healthy birth concept photo

O sono do recém-nascido dura quase todo o dia, mas não acontece de forma contínua

Nas seis primeiras semanas de vida, o bebê dorme, em média, 17 horas por dia. Contudo, todo esse tempo é dividido em períodos de apenas três horas seguidas. Por isso, mães e pais sofrem com as várias vezes que os pequenos acordam durante a noite. Entretanto, é possível começar desde logo cedo a regular o sono do recém-nascido.

Para isso é preciso entender que o organismo do bebê é ajustado de acordo com as sensações de fome e saciedade dele. Apenas quando atinge cerca de nove meses de idade que a criança se baseia pela alternância de dia e noite.

Assim, a principal dica para regularizar o sono do recém-nascido é mostrar para ele as diferenças entre dormir durante o dia e dormir durante a noite. 

Dessa forma é interessante manter as atividades normais da casa enquanto o bebê dorme de dia. Isto é, não eliminar os barulhos e a claridade. Além disso, também é importante colocar ele para dormir em outro local que não seja o berço em que fica à noite.

Com isso, o pequeno entenderá que, durante o dia, trata-se apenas de uma soneca e, à noite, o clima muda para um sono mais profundo.

Banner BlogPowered by Rock Convert
Dicas para regular o sono do recém-nascido
Não deixar que o bebê durma no mesmo berço em que fica durante à noite ajuda a regular o sono

Bastante sossego à noite

Quando a noite chega, tudo deve ser feito ao contrário. A casa deve ficar menos iluminada e mais silenciosa. Ademais, é legal criar uma rotina com banho, massagem e amamentação, por exemplo, para que o bebê já identifique que chegou a hora de dormir. 

Mais do que isso, também é importante diminuir as interações com o bebê. Enquanto durante o dia a mãe pode conversar e brincar com o filho enquanto o amamenta, nas mamadas durante a madrugada é preciso ficar em silêncio.

Como deixar o sono do recém-nascido mais tranquilo

Um ambiente confortável é o fator fundamental para deixar o sono do recém-nascido mais tranquilo, principalmente à noite.

Por isso, as dicas envolvem deixar o quarto do bebê com pouca luz e usar músicas que simulam os sons uterinos (existem áudios com esses sons disponíveis na Internet). Você também pode usar as tradicionais canções de ninar. 

Por fim, ter o chamado “objeto de transição” pode acalmar o pequeno. Esse peça é algum paninho ou bichinho de pelúcia com o cheiro da mãe. Assim, quando o bebê acordar no meio da noite, ele se acalmará quando sentir o aroma materno.

Agora, conte para nós quais são as suas dificuldades quando o assunto é o sono do seu bebê ou quais são as suas táticas para deixá-lo mais calmo. Também compartilhe essa matéria com as outras mamães.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *