Veja como se preparar para a chegada do bebê

Preparar para chegada do bebê

Antes da chegada do bebê é possível realizar algumas tarefas que deixarão o pós-parto mais tranquilo

A chegada do bebê é um momento muito especial, mas que também pode ser um pouco caótico. Afinal, pais de primeira viagem ou não, todos precisam aprender do zero a lidar com uma nova pessoinha. A rotina se transforma em outra que é cheia de troca de fraldas, banhos, amamentação e sonos interrompidos.  

Porém, é possível se preparar antes para que os primeiros dias e meses do bebê em casa se tornem mais tranquilos. Com algumas tarefas realizadas ainda durante a gravidez, diminui-se as preocupações e possíveis problemas da família, que podem curtir melhor o novo membro.

Por isso, criamos uma lista do que organizar em cada trimestre de gravidez. Confira:

Já se prepare para a chegada do bebê no primeiro trimestre

Desde a descoberta do positivo, já é possível começar a se preparar para a chegada do bebê. Nessa época, é mais comum tomar decisões que irão impactar na vida da família ao longo prazo.

Fazer reformas na casa

Quando a casa precisa de uma reforma para acomodar o quarto do bebê ou para se tornar mais segura para o pequeno, essa é a hora de começar.

Assim, não haverá problemas caso tenha algum atraso e nem a futura mamãe precisará lidar com todos os incômodos gerados pela construção enquanto carrega uma barriga grande. 

Para a chegada do bebê, conte sobre a gravidez no trabalho
É aconselhável já avisar sobre a gravidez no trabalho logo no primeiro trimestre

Avisar no trabalho

É importante avisar ao empregador sobre a gravidez logo no começo dela. Dessa forma, já será possível organizar a papelada da licença-maternidade.

Algumas mulheres, porém, gostam de contar sobre a gestação apenas após os três primeiros meses, pois esses são os mais perigosos. Caso você também pense assim, peça para que seu chefe ou o pessoal do departamento de Recursos Humanos não divulgue a notícia para todos ainda. 

Contratar um plano de saúde para o bebê

Caso caiba no orçamento da família, o primeiro trimestre de gravidez é o momento de procurar o plano de saúde do bebê. Com isso, até o nascimento, já serão eliminadas algumas carências, como as para exames e procedimentos mais complexos.  

Fazer uma reserva financeira

Infelizmente, bebês gastam muito. Por isso, é importante colocar todas as contas no papel e entender como será vida financeira da família depois do nascimento.

Além disso, é importante ter uma poupança. Ela será extremamente útil se acontecer alguma emergência ou algo que fuja do planejamento. 

No segundo trimestre

O segundo trimestre de gravidez é conhecido como aquele em que as gestantes possuem mais energia. Enjoos e alguns outros desconfortos passam e o dia a dia volta a ser mais fácil. 

Hora de montar o enxoval

É comum descobrir o sexo do bebê no segundo trimestre. Por isso, esse é o momento certo para montar o enxoval

Porém, caso você não saiba ou não deseja saber se terá uma menina ou menino, é possível comprar roupinhas neutras. A marca americana Carter’s, por exemplo, possui uma linha com peças que podem servir para ambos os sexos.

A Carter’s é vendida pela loja do Chá de Gravidez, a Kid’s Brasil.

Prepara-se para a chegada do bebê com o chá de bebê
Chá de bebê é tarefa para o segundo trimestre de gravidez

Realizar o chá de bebê

Algo que ajuda muito na montagem do enxoval é o chá de bebê. Além de aliviar no bolso com o ganho de roupinhas e outros acessórios, esse também é momento de comemorar a chegada do bebê com a família e amigos.

Também há a versão do chá de fraldas. Nesta, como diz o nome, o presente pedidos são fraldas. A festa está se tornando cada vez mais popular e é tão especial quanto o chá de bebê.

Procurar a maternidade

Esse também é o momento de procurar a maternidade em que o bebê irá nascer. Os principais itens para ficar atento nessa procura são: se o local realiza o tipo de parto desejado, se aceita o plano de saúde, como são os quartos ou enfermarias e se possui UTI neonatal, entre outros itens. 

As tarefas do terceiro trimestre

O terceiro trimestre é a reta final da gravidez. Essa etapa foca, principalmente, em deixar a casa preparada para receber o novo membro da família. 

Faxina geral antes da chegada do bebê

Além da faxina comum, essa é o momento de também higienizar sofás, camas, cortinas e tapetes, tudo aquilo que pode causar alergias e doenças na criança. 

Ir ao supermercado

É importante deixar alguns produtos estocados em casa para que não seja necessário ir supermercado muitas vezes no período do pós-parto.

Então, já deixe guardadas as fraldas, itens de higiene da família, materiais de limpeza da casa e alguns alimentos não perecíveis. 

Cozinhe para se preparar para a chegada do bebê
Cozinhar e congelar as refeições tonará os primeiros dias do bebê em casa mais tranquilos

Cozinhe refeições e congele 

Poucos dias antes do nascimento, é interessante cozinhar alguns pratos e deixá-los congelados. Assim, quando o bebê nascer, o cotidiano ficará mais prático e ninguém precisará ir para a cozinha.

Todavia, essa dica também vale para os familiares. Cozinhar e limpar a casa são ótimas formas de ajudar mamães e papais, que podem descansar e curtir o bebê melhor.

Descansar

Não é permitido terminar essa lista sem a dica de ouro: descansar!

Apesar de todas as tarefas que devem ser feitas, as futuras mamães precisam encontrar um tempo para relaxar. Isso é fundamental para a boa saúde física e mental da grávida e para o desenvolvimento do bebê.

Por fim, nos diga o que achou do nosso conteúdo. Aqui abaixo nos comentários você também pode contar sobre como tem se preparado para a chegada do filhote. 

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *