Como tratar das espinhas na gravidez ?

As espinhas podem incomodar as mulheres durante a gravidez

Mulher espremendo espinha no rosto

Para quem imagina que a acne é uma característica exclusiva da adolescência, sinto informar, mas está enganado. Este incomodo também aparece em adultos, inclusive durante a gestação, e provocam o surgimento de diversas espinhas na gravidez. Mas, porque elas surgem?

Espinhas na gravidez

Antes de explicar os motivos que influenciam no seu aparecimento, é bom relembrar o porque delas acontecerem. Ah, mesmo se você nunca teve acne, elas podem te incomodar durante a gestação.

A acne é uma doença provocada pela obstrução das glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade, número de bactérias, tecidos, células mortas e hormônios no organismo. No caso das espinhas, acontece uma inflamação que provoca uma pequena elevação da pele.

Agora, que compreendemos o que é a acne, vamos entender porque elas surgem durante o período gestacional. A gravidez, apesar de ser um período maravilhoso, onde a mulher carrega um lindo bebê em seu útero, vem acompanhada de algumas mudanças desagradáveis, dentre elas, temos as espinhas na gravidez.

O aparecimento da acne, como já abordamos anteriormente, pode ser justificado pelas mudanças hormonais, como por exemplo o aumento da progesterona durante a gestação. Na mamãe, as espinhas podem surgir no rosto, colo e costa, pois são partes oleosas
do corpo e com uma maior quantidade de glândulas sebáceas.

Dicas para evitar espinhas na gravidez

Mulher olhando no espelho e limpando o excesso de maquiagem no rosto, prevenindo o aparecimento de espinhas na gravidez
Remover o excesso de maquiagem é um dos cuidados para evitar o aparecimento de espinhas
Imagem: Freepik

Cuidados como retirar a maquiagem antes de dormir, lavar bem o rosto com sabonete neutro e hidratar a pele com cremes sem óleos são alguns cuidados que podem evitar o surgimento de acne. Além disso, manter uma alimentação saudável e sem exageros, principalmente nos carboidratos e gorduras ajuda a diminuir a incidência de espinhas.

Busque ainda meios alternativos como dicas naturais para limpar a pele e evitar as espinhas. Mas, antes de qualquer procedimento, avise seu obstetra. Lembre-se para qualquer assunto relacionado a gravidez, ele é a pessoa mais indicada.

Gostou do nosso conteúdo e quer colaborar com a gente? Então, deixe abaixo seu comentário. Ah, e não se esqueça de compartilhar nossas matérias com as mamães e futuras mamães que conhece.

3 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *