Principais cuidados para ter com a pele do bebê

Pele do bebê

A pele do bebê é mais sensível do que a dos adultos, por isso precisa de atenção especial

A pele do bebê é conhecida pela maciez e pelo cheirinho gostoso. Contudo, os pequenos são sensíveis e isso torna-os mais suscetíveis à descamação e vermelhidão, situações normais logo após o nascimento. Porém, também é comum aparecer alergias e brotoejas, que precisam ser tratadas. 

Assim, para evitar problemas mais graves, é preciso ter alguns cuidados com a pele dos bebês. Separamos os hábitos mais importantes para deixar o seu filho protegido. Confira:

Sabonete apenas uma vez

Alguns pais optam por dar apenas um banho por dia no bebê. Já outros, principalmente os que moram em regiões quentes, dão dois ou mais banhos. Entretanto, o que é importante sobre esse assunto é utilizar sabonetes apenas uma vez.

O motivo está no fato de que esse produto pode retirar a camada de gordura protetora da pele do bebê, deixando-a ainda mais sensível. 

Vale lembrar que o sabonete utilizado deve ser de uma marca especializada em bebês e crianças pois, assim, haverá menos riscos de alergias.

Não agasalhar demais é um cuidado com a pele do bebê

É comum o medo de que o bebê esteja com frio e, com isso, existe a tendência de agasalhar demais os pequenos. Todavia, isso pode causar problemas na pele. Afinal, a criança irá suar e aumenta as chances de surgir brotoejas e outras irritações. 

Então, para verificar se o bebê está com calor, perceba se a temperatura da barriga, do peito e das costas está muito quente e, é claro, se há suor.

Cuidados com a pele do bebê - protetor solar
Apenas bebês com mais de seis meses podem passar protetor solar

Cuidado com o sol

O cuidado necessário com a exposição solar que os adultos têm, também é necessária para os bebês. Contudo, os menores de seis meses ainda não podem utilizar protetor solar. Assim, aposte em roupas com proteção solar e chapéus, além de não deixar o pequeno muito tempo ao sol.

Quando o pediatra liberar o uso de protetor solar, também lembre-se de optar por produtos especiais para bebês.

Não esqueça da hidratação

A hidratação também é essencial para a pele dos pequenos, mesmo que não tenha descamação. Por isso, opte por produtos sem perfumes e especiais para bebês. Ademais, aproveite o momento para fazer uma massagem relaxante no filhote. 

Os tecidos das roupinhas fazem a diferença

Roupas com tecidos sintéticos ou com aqueles que podem acumular pó, como a lã, oferecem mais riscos de alergias aos bebês. Portanto, o mais adequado é montar o enxoval do pequeno com peças de algodão, flanela e moletom.

A marca americana Carter’s, por exemplo, oferece kit bodies 100% algodão e também outras roupinhas com tecidos seguros para as crianças. A loja do Chá de Gravidez, a Kid’s Brasil, vende essa marca. Acesse www.kidsbrasil.com.br e confira. 

Cuidados com a pele do bebê - unhas cortadas
Unhas bem cortadas impedem arranhões na pele do bebê

Atenção com as unhas

Os bebês costumam passar muito as mãos no rosto. Assim, caso as unhas não estejam cortadas, eles acabam se arranhando.

Então, fique sempre atenta com o tamanho das unhas do seu filho e as corte sempre que necessário.

Por fim, caso apareça alguma alergia ou outro problema de pele no bebê, procure a orientação médica. O especialista saberá analisar o caso e indicar o melhor tratamento.

Restou alguma dúvida sobre esse assunto? Nos diga aqui nos comentários. Também compartilhe esse material com outras mamães.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *