10 cuidados essenciais durante a gravidez para a saúde do bebê

cuidados durante a gravidez

Tudo que a mamãe precisa saber sobre cuidados durante a gravidez para que seu pequeno nasça forte e saudável!

Todas as mamães sabem que para o neném nascer saudável, é preciso que cuide bem de sua própria saúde: antes, durante e depois da gravidez!

E hoje, para as mamães que ainda têm dúvidas: trouxemos 10 incríveis dicas sobre os principais cuidados durante a gravidez. Afinal, é complicado saber de tudo que precisa para a chegada do bebê.

1 – Pré-natal

Toda mãe precisa realizar o pré-natal, se possível, antes mesmo de engravidar, pois, é nesse momento que todas as dúvidas são tiradas.

Além disso, é durante o pré-natal que o médico irá recomendar todos os exames necessários além de indicar quais são os principais cuidados durante a gravidez.

2 – Escolha do Obstetra correto

Esse é um dos momentos mais importantes antes ou durante a sua gestação, porque, o médico obstetra é quem vai te acompanhar durante todo o processo da gravidez.

Ele que acompanhará a saúde da mãe e do bebê, e também fará o parto, por isso, como será um grande tempo dividido o obstetra se torna o “melhor amigo” da mãe.

Então, escolha com sabedoria para que esse momento da gravidez possa ser o melhor possível!

3 – Faça Puericultura e busque novas informações

Mulher lendo revista

Apesar de ter um nome diferente, a puericultura não é nenhum bicho de sete cabeças.

Ele trata apenas de uma subárea da pediatria em que é analisado o desenvolvimento da criança, entre eles, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva.

Esses cuidados durante a gravidez são importantes para prognósticos, e quanto antes for descoberto qualquer problema, mais fácil e eficaz é o tratamento!

E para aquelas mamães curiosas, existem diversos livros sobre maternidade, com dicas maravilhosas sobre cada detalhe dos cuidados com o bebê, então vá atrás dessas leituras, elas podem agregar muito!

4 – Procure auxílio

Durante os 30 primeiros dias após o parto, a mãe precisa de muito auxílio pois, além de ainda estar um pouco debilitada durante o puerpério, é necessário cuidar do bebê atentamente.

E para isso, é muito importante que a pessoa seja de confiança, seja a avó, o pai, alguma amiga ou babá! Independente de quem seja, existem outros detalhes que devem ser levados em consideração, e eles são:

A experiência da pessoa em cuidados com o bebê e a mãe, o equilíbrio emocional, calma. 

É necessário analisar tudo isso, pois o primeiro mês, para a mãe e para o bebê precisa ser mais tranquilo.

Então, outro tópico que entra na lista de cuidados durante a gravidez é escolher a pessoa que irá te ajudar nesse tempo.

5 – Licença Maternidade

Se você trabalha fora, é essencial que converse com a empresa, pois é um direito seu tirar a licença maternidade.

Para quem não sabe, a licença maternidade dá direito a mãe de se afastar do trabalho por 120 dias ou mais, e poder passar esse tempo com o filho. Além disso, mulher está livre de demissão e da perda do salário durante esse tempo.

Então, ainda durante a gestação, corra atrás de seus direitos, avise a empresa para que eles se preparem, e aproveite bem esse tempo com seu pequeno.

6 – Faça o enxoval

enxoval

Após o nascimento do bebê a mãe não tem muito tempo para correr atrás das roupinhas e outros produtos essenciais para os primeiros dias de vida do pequeno, afinal, ele precisa naquele exato momento e a mamãe não pode ficar saindo.

Banner BlogPowered by Rock Convert

Por isso, mais um dos cuidados durante a gravidez que a mulher precisa ficar atenta é o enxoval do neném. Leve em consideração o clima da época em que o bebê irá nascer.

Deixe tudo preparado, inclusive a bolsa maternidade, para levar no dia do parto.

7 – Aprenda a cuidar dos utensílios do bebê

Para manter a boa saúde do bebê é importante que a mãe conheça os cuidados necessários com os utensílios que o bebê irá usar.

Então é importante responder a essas perguntas: Você sabe como lavar o bico e a mamadeira? Os brinquedos estão guardados da maneira correta? Afinal, tudo precisa estar esterilizado para evitar que o bebê adoeça.

Além disso, você já aprendeu a trocar fraldas e como se deve dar banho?

Todos esses cuidados, a mamãe precisa aprender antes mesmo de dar à luz, pois o bebê precisará assim que nascer.

8 – Prepare uma pequena farmácia

Após a conversa com o médico do seu pequeno, você pode tirar a dúvida de quais remédios são importantes ter em casa, porque, querendo ou não, seu pequeno irá precisar de alguns cuidados, e às vezes, é possível tratar mesmo em casa.

Então, converse bem com seu obstetra e faça uma listinha, para que não falte nada de essencial em casa.

9 – Pesquise sobre alimentação infantil

bebe comendo frutas

A partir dos seis meses, o bebê já começa a introdução alimentar, por isso, é muito importante que a mamãe já saiba antes mesmo dessa fase chegar, de como funciona a alimentação infantil, em cada etapa da vida do bebê.

Esse é mais um dos cuidados durante a gravidez que a mamãe deve tomar, pois quanto antes aprender o que pode e não pode dar aos pequenos, mais fácil se torna a educação alimentar.

10 – Saiba tudo sobre amamentação

Se você ainda tem dúvidas se quer amamentar ou não, é muito importante que descubra o quanto antes, pois a alimentação do seu filho é um dos momentos mais importantes. 

A amamentação cria um vínculo entre a mãe e o bebê, além de proporcioná-lo anticorpos e aumentar a imunidade, evitando assim que ele pegue doenças.

Mas, caso a escolha seja de não amamentar, a mãe precisa conhecer, o quanto antes, quais são os alimentos necessários para fazer a substituição. Afinal, o bebê precisa estar bem nutrido!

Faça uma pesquisa completa!

mulher mexendo no computador

Existem diversos cuidados durante a gravidez que a mamãe precisa tomar para garantir a saúde do bebê e a própria.

Para isso, é necessário fazer todo tipo de pesquisa. Claro, quanto mais perguntas durante o pré-natal melhor, pois assim o médico poderá te ajudar em cada etapa.

É importante estar bem preparada mesmo antes da chegada do bebê, dessa forma, será mais fácil na hora de cuidar!


Quer saber mais? Temos muitos outros conteúdos legais para auxiliar mamães e papais nessa tarefa incrível que é a criação dos filhos!

Você pode conferir mais matérias em nosso blog chá de gravidez e também no blog: blog.kidsbrasil.com.br

Você também pode visitar o nosso site www.kidsbrasil.com.br, onde você encontra lindas roupinhas da Carter’s, Gerber e outras marcas incríveis, com as melhores promoções.

Entregamos para todos o Brasil!

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *