Diabetes gestacional: veja como deve ser a alimentação

Diabetes gestacional

A alimentação é um fator importante para evitar e amenizar a diabetes gestacional

A diabetes gestacional é a condição em que o pâncreas da grávida não produz insulina suficiente para “quebrar” a partículas de glicose consumidas pela alimentação. Porém, o problema está no fato de que os hormônios gerados pela placenta atrapalham a produção de insulina.

Contudo, ainda há outros fatores de risco para a doença, como excesso de peso, filhos anteriores que nasceram com mais de quatro quilos, aumento de líquido amniótico e gravidez após os 25 anos.  

A boa notícia é que é possível evitar ou amenizar os incômodos da diabetes gestacional com uma alimentação saudável. Portanto, veja o que comer e o que deixar longe do prato.

Fibras são as principais aliadas contra a diabetes gestacional

As fibras não devem faltar no cardápio das grávidas. Além de prevenir a prisão de ventre, algo comum durante a gestação, elas também ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Assim, é importante ingerir abacate, goiaba, maçã, batata-doce, cenoura, pimentão verde, couve, brócolis, feijão, amendoim, linhaça, castanha de caju, aveia, amêndoas, lentilha e produtos nas versões integrais, como arroz, pão e macarrão.

Diabetes gestacional - frutas in natura
Sempre prefira frutas in natura

Frutas in natura

Sempre prefira frutas in natura. Mesmo que elas tenham frutose, um açúcar natural, ele é digerido de forma mais lenta pelo organismo e há menos risco de uma elevação brusca na glicose.

Já com sucos de frutas é diferente: o açúcar é absorvido mais rapidamente, o que é perigoso para pessoas com diabetes.  

Opte por carnes magras

Gorduras também são vilãs quando o assunto é diabetes gestacional. Por isso, sempre dê preferência para carnes magras, como frangos e peixes. Quando for consumir carne bovina, também opte por cortes mais saudáveis. 

O que evitar

Assim como as gorduras, também é importante evitar as frituras, refrigerantes e sucos industrializados, manteiga, bebidas alcoólicas e doces caseiros e industrializados.

Para finalizar, lembre-se que a diabetes gestacional precisa ser acompanhada de perto por um médico. Dessa forma, sempre tire suas dúvidas com o especialista. Caso seja possível, consulte um nutricionista para receber uma dieta apropriada para a sua condição de saúde. 

Agora, nos diga como você mantém a sua alimentação na gravidez. Qual é a sua principal preocupação sobre esse assunto?

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *