Conheça as principais dicas para dar banho no bebê

Banho no bebê

Dar banho no bebê é algo que causa medo, mas é possível tornar essa tarefa mais tranquila

Uma coisa que aterroriza muitas mães e pais, de primeira viagem ou não, é dar banho no bebê. Afinal, por ser pequeno e frágil, é normal ter medo de deixá-lo cair ou machucá-lo de alguma outra forma.

Contudo, há uma boa notícia: não é tão difícil dar banho no bebê. Para isso, basta seguir apenas algumas táticas. Então, separamos as melhores dicas. Confira:

Deixe tudo preparado

Antes mesmo do banho, já deixe tudo preparado. Coloque em um lugar de fácil acesso todos os produtos e a toalha que será usada. Dessa forma, o banho se tornará mais rápido e o bebê não sentirá frio

Além disso, a banheira também deve estar em uma altura confortável para quem irá dar o banho.

Banho no bebê - lavar o cabelo
O cabelo do bebê é o primeiro a ser lavado

Lave o cabelo primeiro

O primeiro passo para o banho é lavar o cabelo. Enrole uma fralda ou toalha no bebê para mantê-lo aquecido e molhe apenas a cabecinha dele e lave normalmente com um produto específico para a idade.

Em seguida, limpe o rosto. Com um algodão ou cotonete úmido, retire as secreções que ficam acumuladas nos olhos e narinas. Depois, molhe de forma suave a área e lave normalmente. 

A posição ideal para o banho do bebê

Quando for lavar o corpo, o mais recomendado é começar pela parte da frente. Portanto, com a mão, segure a cabeça do bebê. O corpo dele ficar apoiado no antebraço do adulto. Molhe e passe os produtos com a outra mão.

Quando for lavar as costas, use uma mão para girar o bebê de modo que o antebraço continue apoiando o corpo a outra mão segure – suavemente – o rosto da criança. Entretanto, atenção para não mergulhar o bebê na água. 

Utilize produtos exclusivos para bebês

Temperatura e produtos

A temperatura ideal da água na banheira é entre 34° e 36°. Existem alguns termômetros no mercado feitos para isso. 

Já a respeito de sabonetes, shampoos e outros produtos de higiene, procure por aqueles que tenham pH abaixo de 6, pois a pele infantil é menos ácida, e sejam produzidos especialmente para recém-nascidos e bebês.

Os cuidados com o umbigo

Outro medo que envolve os primeiros dias do bebê em casa é o umbigo. Entretanto, para cuidar dele, basta limpar a região com um cotonete úmido de álcool 70% depois de cada troca de fralda e banho.

Ademais, deixe essa área seca e sem nada pressionado-a. Não é recomendado utilizar cintas, faixas ou moedas no umbigo.  

Higienize a banheira

Ao final do banho, não se esqueça de higienizar a banheira. Lave e passe um tecido limpo para secar. Caso ache necessário, também utilize álcool.

E qual é o seu maior medo quando o assunto é dar banho no bebê? Conte aqui nos comentários e diga se restou alguma dúvida. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *