Dicas para desmame: conheça as principais

Dicas para desmame

Conhecer as dicas para desmame deixa essa fase do desenvolvimento mais tranquila

Um dos momentos mais marcantes do desenvolvimento do bebê é quando ele para de mamar. Contudo, também é cheio de dúvidas e angústias por parte das mamães. Por isso, é importante buscar dicas para desmame.

Assim, separamos as melhores táticas para deixar essa fase mais tranquila e sem traumas para o pequeno. Confira:

Espere que o bebê tenha uma alimentação sólida

O primeiro fator a se observar antes do desmame é se a criança já se alimenta bem com outros ingredientes que não são o leite. Afinal, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades é amamentar exclusivamente até os seis meses. A partir disso, inicia-se a introdução alimentar. Contudo, a amamentação deve continuar até os dois anos de idade ou mais.

Dessa forma, não é recomendado realizar o desmame, pelo menos, até o primeiro ano de vida, pois pode prejudicar a nutrição e desenvolvimento do bebê. 

Entre as dicas para desmame: fazê-lo gradualmente

Uma das principais informações que mães e pais precisam ter em mente é que o desmame não pode ser feito de forma abrupta. Isto é, parar de amamentar de vez e sem antes explicar a situação para a criança.

Portanto, coloque em prática o chamado “desmame gentil”. Trata-se de diminuir a quantidade e duração das mamadas. Dessa forma, o bebê aprenderá gradualmente que já não é permitido mamar e também irá encontrar distrações no caminho.

Converse com a criança

Como mencionado anteriormente, é preciso envolver a criança na decisão do desmame. Então, converse com o pequeno e explique que ele já não poderá mamar tantas vezes como fazia antes.

Uma sugestão é fazer acordos: marque os horários de cada mamada. Além disso, combine por quanto tempo ele poderá mamar, pode ser a duração de um desenho que ele goste ou de uma música, por exemplo. 

Dicas para desmame - apoio familiar
Familiares ajudar ao criar distrações para as crianças

Fique perto de pessoas que apoiam sua decisão

Ter apoio é uma das dicas para desmame fundamental. A mãe precisa saber que possui suporte em sua decisão de parar de amamentar e também quando decide prolongar a amamentação por mais algum tempo.

Com a ajuda de familiares e amigos, é possível distrair a criança e mostrar a ela outras atividades que não sejam mamar. Com isso, o processo de desmame será mais harmônico e não resultará em momentos desagradáveis para todas as partes.

Ademais, pode-se buscar ajuda ainda no pediatra e em nutricionistas. Por meio do entendimento das condições de saúde do bebê, esses especialistas saberão o que melhor recomendar.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre esse assunto. Também nos fale qual a sua opinião sobre nosso material e se ele foi útil para ajudar no processo de desmame.

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos.

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *