6 dicas para incentivar a autonomia em crianças

Autonomia em crianças

A autonomia em crianças é essencial para que elas cresçam com mais inteligência emocional

Apesar do instinto protetor ser forte e do desejo dos pais de que seus filhos sejam sempre bebês, é importante estimular a autonomia em crianças. Com isso, o pequenos se desenvolvem melhor física e psicologicamente, além de se tornarem adultos mais capazes para os desafios.

Contudo,  isso não significa expor a criança a perigos e, sim, ensiná-la a fazer escolhas de forma gradual. Além disso, não é difícil proporcionar o incentivo à autonomia. É possível fazê-lo com algum hábitos diários simples. Confira alguns:

Ofereça opções

Como dito anteriormente, autonomia está relacionada a fazer escolhas e lidar com os resultados delas. Assim, o básico é oferecer opções para que a criança possa decidir. 

Por exemplo, mostrar algumas peças de roupa que ela pode escolher vestir ou alguns brinquedos para brincar naquele momento.

Entretanto, é importante oferecer uma quantidade limitada de opções para que o pequeno não se sinta perdido. Os pais também devem estar sempre por perto para orientar e propor novos desafios. 

Respeitar o ritmo da criança

Essa dica pode ser um pouco difícil para os adultos: é respeitar o ritmo dos filhos. Assim, para estimular a autonomia em crianças, também é importante ter paciência enquanto ela decide entre as opções que lhe foram dadas. 

Caso os pais demonstrem impaciência e estresse, o filho pode passar a ter medo e regredir no processo da busca pela autonomia.

Incentivar a fala também faz parte da busca por autonomia em crianças

Outro fator fundamental na busca por autonomia é incentivar os pequenos a falar. Assim, não complete as frases para eles. Deixe com que expressem o que querem, mesmo que cometam diversos erros.

Ademais, mostre como são algumas regras de convívio social, como falar “por favor” e “obrigado”. 

Autonomia em crianças também envolve lidar com frustrações
Deixar com que as crianças lidem com as frustrações também faz parte do processo de incentivá-las a ter autonomia

Ensine a lidar com frustrações

Fazer escolhas também envolve lidar com frustrações, mesmo que simples. Um exemplo é o arrependimento em optar por um brinquedo no lugar do outro.

Todavia, é essencial fazer com que as crianças aprendam a lidar com esses sentimentos. Dessa forma, elas irão desenvolver inteligência emocional e estarão mais aptas para resolver os futuros problemas da vida adulta.

Mostre a importância de cuidar das próprias coisas

As crianças também precisam aprender a cuidar de seus pertences, de acordo com suas capacidades. Com isso, é necessário ensiná-las a guardar os brinquedos, roupas e manter em bom estado todos os objetos. 

Brincar ajuda na autonomia em crianças
Brincar é uma dica simples que ajuda no desenvolvimento dos pequenos

Brincar!

A última dica é bem simples: brincar com o filho! Reserve um tempo de qualidade para ficar com ele e se esqueça das críticas e broncas, deixe com que ele guie a brincadeira e solte a imaginação.

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre esse assunto. Você se preocupa em estimular a autonomia do seu filho? Quais são as suas táticas? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Conheça a nossa loja! É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br e confira nossos lindos modelos. 

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *