Veja como evitar as estrias na gravidez

Close up of a cute pregnant belly

Cuidados simples no dia a dia são capazes de evitar ou amenizar o aparecimento de estrias na gravidez

Esteticamente, uma das coisas mais temidas pelas mamães são as estrias na gravidez. Elas tendem aparecer na barriga, nos seios e nas coxas, com cores avermelhadas ou em tons de rosa. 

O motivo do aparecimento dessas marcas está nos hormônios da gravidez, mas, principalmente, no aumento rápido de peso e tamanho da barriga, que faz romper as fibras de elastina da pele. 

No entanto, é possível evitar ou amenizar as estrias que surgem na gravidez. Conheça as principais dicas:

Manter a pele hidratada e nutrida

A principal orientação é deixar a pele saudável. Para isso, é essencial nutrir e hidratar. Assim, use cremes e óleos que possuem vitamina A e E. 

Passe esses produtos no abdômen, nos seios, nas coxas e no bumbum diariamente. Quanto antes começar com esse ritual, melhor. 

Já existem produtos no mercado especializados em evitar estrias na gravidez. Porém, é importante pedir a opinião do seu médico sobre a segurança deles. 

Estrias na gravidez podem ser evitadas com cremes e massagens
Massagear a pele enquanto a hidrata também evita as estrias

Massageie a pele

Ao passar os cremes ou óleos, aproveite para massagear a pele. Ao fazer movimentos circulares, a elasticidade será beneficiada e a circulação sanguínea também irá melhorar. Tente manter esse ritual pelo menos uma vez por dia. 

Alimentos que previnem as estrias na gravidez

A alimentação também pode ser uma aliada na prevenção das estrias na gravidez. Você pode obter a vitamina E por meio de alguns alimentos, como os cereais integrais, salmão, bacalhau, abóbora, brócolis, acelga, avelã, abacate e espinafre, entre outros.

A vitamina A pode ser encontrada na cenoura, tomate, espinafre, ameixa, beterraba, batata-doce e abacate.

Já a vitamina C irá estimular a produção de colágeno e, assim, diminuir o risco do aparecimento das marcas. Esse nutriente está nas frutas cítricas, como a laranja, limão, tangerina, manga, abacaxi, goiaba, melão e kiwi. 

Salmão é um dos alimentos recomendados para evitar estrias na gravidez
Salmão é rico em vitamina E, nutriente que auxilia na saúde da pele

Controlar o peso

Além de consumir alimentos com vitamina E, A e C, a grávida deve manter uma alimentação saudável e equilibrada. A ideia de “comer por dois” é mito. O importante é fornecer os nutrientes necessários para auxiliar no funcionamento do organismo da mulher e no desenvolvimento do bebê.

Por isso, o excesso de peso pode causar danos à saúde da gestante e do feto. Além disso, o sobrepeso, esteticamente, é um dos responsáveis pelo aparecimento das estrias. 

Use a roupa íntima ideal

O uso de sutiãs e calcinhas que sustentem bem o peso dos seios e da barriga irão aliviar o peso dessas partes e evitar as estrias. Ademais, opte por peças feitas de algodão, que melhoram a circulação sanguínea da pele. 

No pós-parto

Mesmo que com todos os cuidados as estrias tenham surgido, o ideal é começar a tratá-las o quanto antes depois do parto. Vá a um dermatologista e pergunte qual o melhor tratamento para a sua situação e qual não fará mal ao bebê, caso você esteja amamentando.

Os cuidados com hidratação e nutrição da pele também devem continuar no pós-parto

Agora, nos conte quais são as suas dúvidas sobre as estrias na gravidez. Também deixe nos comentários a sua opinião sobre o nosso conteúdo. 

1 Gostei
1 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *