Coloque as fibras na alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez

As fibras são essenciais para que a alimentação na gravidez seja ainda mais saudável

A alimentação na gravidez precisa ser cheia de nutrientes, inclusive as fibras. A recomendação é de que as gestantes consumam de 20 a 35 gramas dessas substâncias por dia. Afinal, elas são as responsáveis por aliviar um sintoma muito comum na gestação: a prisão de ventre.

Esse incômodo surge por dois motivos. O primeiro está relacionado ao hormônio progesterona, que promove o relaxamento muscular e diminui os movimentos intestinais. Já o segundo está no tamanho do útero, que pressiona o intestino e prejudica o funcionamento dele.

Outros benefícios

Entretanto, as fibras também geram outros benefícios. Elas previnem e controlam a diabetes gestacional, por exemplo. Além disso, também diminuem os índices do colesterol ruim (LDL), estabilizam a pressão arterial e atuam no combate à anemia

Esses pontos positivos são causados pelo fato de que, no estômago, as fibras atraem as moléculas de gorduras e colesterol, levando-as ao intestino. 

Alimentação na gravidez com água
A água auxilia no bom funcionamento das fibras

Não se esqueça da água na alimentação na gravidez

A ingestão de fibras é fundamental. Contudo, ela deve ser acompanhada com muita água. A razão está no fato de que  as fibras absorvem o líquido no estômago. Quando isso não acontece, elas ficam paradas no sistema digestivo e causam o efeito contrário ao desejado: constipação intestinal. 

Onde encontrar as fibras

São diversas as opções de ingredientes que podem estar na alimentação na gravidez e que possuem fibras. Por exemplo, as versões integrais do arroz, do macarrão e dos pães. Além deles, também invista nos grãos: a chia, a aveia, a granola e o gérmen de trigo.

Os vegetais que mais possuem fibras são a couve, o brócolis, a alface, a cenoura e a batata. Já no grupo das frutas, consuma maçã, laranja, pera, goiaba, caqui, figo, pêssego e abacate.

Porém, lembre-se sempre de mencionar seus incômodos durante a gravidez ao médico, incluso a prisão de ventre. Ele saberá o que melhor recomendar para cada condição de saúde. 

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre esse assunto. Também nos siga nas redes sociais para receber mais dicas do mundo da maternidade. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *