Gravidez: como acontece e sua divisão por trimestres

A gravidez é uma das fases mais lindas da vida de um casal

Foto de um casal abraçando a barriga da esposa grávida e segurando um ultrasssom
Freepik

A gravidez começa com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide dando origem ao embrião. Este por sua vez se desenvolverá por 9 meses até o nascimento do bebê.

Fecundação

A primeira etapa da gravidez é a fecundação onde a célula reprodutora feminina, o óvulo é fecundado pela célula reprodutora masculina, o espermatozoide.

O processo acontece no aparelho reprodutivo da mulher formado pelos seguintes órgãos, ovários, trompas (ou tubas uterinas), útero, vulva e vagina.

Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide, um zigoto é formado no interior das trompas uterinas da mulher. Logo em seguida, ele é encaminhado para o útero onde se desenvolve, processo conhecido nidação.

Dentro do útero, o zigoto vai se dividindo até formar o blastocisto que dará origem ao embrião, o qual irá evoluir durante 9 meses.

 Imagem que ilustra a fecundação
Ilustração do processo de fecundação

Vale lembrar que para a fecundação ocorrer, a mulher precisa estar no período fértil, ou seja,  no meio do ciclo menstrual, geralmente no 14º dia após a menstruação. E tanto homem, quanto mulher precisam estar com os órgãos reprodutores saudáveis.

Primeiro trimestre da gravidez

Se está nas primeiras semanas de gravidez, notará alguns sintomas semelhantes ao da TPM (Tensão Pré-Menstrual) tais como cólica, inchaço abdominal e variações de humor, o que num primeiro momento faz muitas mulheres desacreditarem que estão grávidas. Contudo, a ausência da menstruação é o indício mais forte de uma possível gestação.

Vale ressaltar que antes de confirmar a gestação, a mulher pode sentir uma dorzinha bem semelhante a cólica. Esse incômodo pode vir acompanhado ou não de um sangramento rosa ou marrom, o que pode levar a futura mamãe acreditar que está menstruada.

Outro sintoma deste trimestre são as náuseas que podem aparecer com maior frequência pela manhã. Neste caso, se já estiver suspeitando de alguma gravidez, procure um médico.

Mulher sentada segurando a barriga
A cólica também pode indicar uma possível gravidez

E a barriga quando começa a aparecer? Vai depender do organismo de cada mulher, mas a partir do terceiro mês é possível que algumas mamães já apresentem uma barriguinha saliente e os seios um pouco maiores, mais sensíveis e inchados.

Mulher grávida com a barriga um pouco saliente deitada em lençol branco mostrando o resultado positivo do teste de gravidez
No primeiro trimestre, já é possível identificar a gravidez por meio de testes de farmácias

Outros sintomas da gravidez são cansaço, aversão a cheiros fortes, vômitos, salivação excessiva, tonturas e sono. Além disso, a mulher pode apresentar quadros de dores de cabeça, aumento da vontade de ir ao banheiro e excesso de oleosidade na pele, o que provoca surgimento de espinhas.

Segundo trimestre de gravidez

Neste período, a barriga da mamãe começa a ficar mais saliente. Devido a isso, surgem dores na coluna, costas, pernas, braços, pés, pescoço, cãibras, além de alteração na quantidade de hormônios.

Outro sintoma que aparece neste trimestre é que a gestante passa a urinar mais vezes, pois o útero pressiona a bexiga e provocam a sensação de que ela está cheia. Logo, ir ao banheiro de dia e de noite é cada vez mais recorrente. Algumas mulheres chegam a suspeitar de infecção urinária devido a quantidade de idas ao banheiro.

A mudança no sono também é uma das fases pelas quais as grávidas passam. Enquanto algumas sofrem com insônia, outras sentem tanto sono que conseguem, inclusive, dormirem sentadas.

Mulher deitada sob tapete em uma superfície plana com a mão na barriga e outra debaixo de um provável travesseiro
No segundo trimestre da gravidez, a futura mamãe pode dormir em qualquer lugar tamanho o sono que sente

O organismo da grávida sofre também com azia e constipação causados também pelo crescimento do útero e compressão do estômago e intestinos.

A constipação e a pressão exercida sobre as veias também provocam o aparecimento de hemorroidas. A pele passa a apresentar ainda mudanças e se tornar mais sensível ao sol.

Mesmo com todas as mudanças, este pode ser considerado o trimestre mais agradável para a futura mamãe. Os enjoos matinais já não incomodam tanto e você pode ter mais disposição para realizar atividades físicas, desde que supervisionadas.

Aproveite para ir às compras e montar o enxoval do pequeno. É bem provável que neste trimestre, o sexo do bebê já foi identificado.

O terceiro trimestre da gravidez

A gestação finalmente chegou aos momentos finais e a ansiedade aumenta cada vez mais. Outros sintomas também aparecem na etapa, mas nada tira a empolgação da mamãe que logo estará com seu bebezinho no colo.

O trimestre é marcado pelo evento mais especial para futura mamãe, o chá de bebê ou de fraldas. Aproveite também para organizar a lista de maternidade e finalizar os preparativos para o parto e pós-parto.

Foto de um chá de bebê
O terceiro trimestre de gravidez é o momento ideal para fazer o chá de bebê

Seu bebezinho está praticamente pronto para vir ao mundo e, inclusive, já responde a algumas estímulos e reconhece a voz da mamãe. Ele também já chupa seu dedinho e até soluça dentro do útero da mamãe.

Sabe aquele ensaio de grávida que queria tanto fazer? Então, aproveite esse momento para fazer suas fotos porque agora está com a barriga mais evidente. Logo, chame o marido e os outros filhos, se tiver, para participar desse momento.

Foto de uma mamãe grávida aproveitando os momentos finais da gravidez
Aproveite estes últimos dias para tirar suas fotos de gestante

Ah, mamães, é bom ir se preparando viu, porque você pode não dar à luz na data prevista e seu bebê pode nascer a qualquer momento entre a 38ª e 42ª semana. Então, já deixe tudo ajeitado para a chegada do pequeno.

Decore o quarto do bebê, lave as roupinhas, compre a cadeirinha para colocar no carro e planeje rotas até a maternidade nestes dias que antecedem ao parto.

Sintomas do terceiro trimestre

Neste trimestre da gravidez, é provável sentir alguns desconfortos como cansaço e os movimentos ficam mais doloridos. As vezes pode ser que a gravidinha se deite e precise de uma ajuda para levantar (para isso recomendamos deitar do lado esquerdo por ser mais confortável).

A gestante também pode apresentar um sensação de umidade vaginal e pequenos escapamentos de muco. Caso note alguma alteração no escape, fale com seu médico.

Ao final deste trimestre, você finalmente terá seu filho em seus braços!

Foto da mamãe amamentando o bebê recém-nascido
Logo, será sua vez de compartilhar esse momento!

E aí, mamãe, gostou do nosso conteúdo e quer esclarecer algumas dúvidas? Então, deixa abaixo seu comentário que iremos te responder. Ah, e não se esqueça de nos seguir no nosso Facebook, Instagram e You Tube. Tem muito conteúdo legal esperando por você!

6 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *