Gripe na gravidez - Conheça as causas e o tratamento da doença

A gripe na gravidez ocorre devido ao enfraquecimento do sistema imunológico

Mulher grávida deitada em uma cama limpando o nariz

Ao sentir febre, calafrios, dores de cabeça, perda de apetite e cansaço, a gripe na gravidez está se manifestando na gestante.

Durante o período gestacional, é comum a mulher se sentir mal, principalmente por causa das mudanças no sistema imunológico. Este, tende a ficar menos agressivo para que o organismo não rejeite o bebê.

Prevenção da gripe na gravidez

Mulher colocando sabonete sobre as mãos para depois lavá-la
A higienização correta das mãos evita a manifestação de doenças como a gripe

Como seu sistema imunológico está mais sensível, é essencial que a mulher tenha hábitos de vida saudável.

A ingestão de frutas, verduras e legumes ajudam no fortalecimento do organismo pois contém nutrientes, como a vitamina C, que trabalham no combate a infecções.

Outra forma de prevenir a manifestação da gripe na gravidez é se vacinar contra a doença.

A imunização é oferecida de maneira gratuita e pode ser realizada em qualquer fase da gestação, uma vez que a vacina é feita com o vírus inativo.

Ingerir bastante líquido, realizar exercícios físicos regularmente (desde que supervisionada e liberada pelo médico), higienizar bem as mãos, evitar locais aglomerados e uma boa noite de sono garantem uma gravidez saudável.

Tratamento da gripe na gravidez

A primeira orientação quanto ao tratamento da doença é jamais tomar medicamentos sem antes consultar seu obstetra, principalmente porque os remédios antigripais são proibidos.

Os remédios não são recomendados por serem vasoconstritores, ou seja, responsáveis pela contração dos vasos sanguíneos. Além disso, eles causam queda da pressão e taquicardia, males que podem afetar a quantidade de oxigênio que o bebê recebe.

O único medicamento liberado para o tratamento da gripe na gravidez é o paracetamol. Ele irá controlar a quantidade de vitamina C no organismo. No entanto, antes de tomar qualquer remédio, converse com seu médico.

Tratamento natural para a gripe na gravidez

Copo de água e uma colher de sal sobre superfície de madeira
Fazer gargarejos com água e sal ajuda a aliviar a irritação na garganta

Uma alternativa para tratar a gripe na gravidez é buscar alternativas naturais. Para tanto, você pode fazer uma nebulização com soro fisiológico ou gargarejos com água e sal.

Gostou do nosso conteúdo e que colaborar com a gente? Então, deixe seu comentário abaixo. Ah, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com outras mamães e futuras mamães que conhece!

3 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *