Entenda o que causa a incontinência urinária no pós-parto

Incontinência urinária

A incontinência urinária afeta diversas gestantes e mulheres no pós-parto, mas a situação pode ser revertida

Todas as transformações que o corpo a mulher sofre durante a gravidez podem deixar alguns incômodos no pós-parto. Um deles é a incontinência urinária. Trata-se da perda do controle da bexiga que causa escapes de urina.

Isso acontece porque, no último trimestre da gestação e também após o parto normal, perde-se um pouco a capacidade de contração do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos que sustentam os órgãos do sistema reprodutor, urinário e digestivo.

O que causa mais riscos

Como dito anteriormente, antes mesmo do fim da gravidez, algumas mulheres já sentem a incontinência urinária. Contudo, os casos mais comuns surgem a partir de determinadas ocorrências no parto normal

Uma delas é quando é feita a indução do trabalho de parto. Também há mais riscos de incontinência quando o bebê nasce com mais de quatro quilos, foi usado fórceps ou quando a mãe teve sobrepeso

Tratamento da incontinência urinária
É importante ter a orientação médica durante o tratamento de incontinência urinária

O tratamento da incontinência urinária

O principal tratamento para a incontinência urinária são os exercícios de Kegel, feitos para fortalecer a musculatura pélvica. Basicamente, é uma série de contrações e relaxamentos dos músculos utilizados na interrupção do fluxo de urina. Entretanto, o mais recomendado é praticá-los com a orientações de um médico ginecologista ou fisioterapeuta. 

Apenas nos casos mais graves é necessária uma cirurgia para corrigir essa musculatura do assoalho pélvico. 

Outros cuidados

Algumas outras dicas podem ajudar a reverter o quadro de incontinência urinária. Uma delas é diminuir a quantidade de cafeína ingerida e não consumir álcool, pois essas duas substâncias aumentam o volume de urina. 

Além disso, também ajuda ter um bom funcionamento intestinal. Para isso, mantenha uma alimentação saudável e rica em fibras. 

Por fim, lembre-se que qualquer sintoma na gravidez e no pós-parto deve ser relatado ao médico. Ele saberá qual o melhor tratamento para cada caso.

Agora, nos diga o que achou do nosso conteúdo. Também deixe qualquer dúvida aqui nos comentários. 

Já conhece a nossa loja? É a Kid’s Brasil, o maior site de roupas importadas para bebês e crianças. Acesse: www.kidsbrasil.com.br  e confira nossos lindos modelos. 

0 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *