Introdução alimentar: como ensinar a usar os talheres

Introdução alimentar

O uso de talheres é um dos aprendizados presentes na introdução alimentar

A introdução alimentar é um momento cheio de preocupações. Afinal, é a chance de fazer com que o bebê aprenda a ter uma relação saudável com a comida. Contudo, um detalhe pode ficar esquecido: a partir de quando ensinar os pequenos a utilizarem os talheres.

Isso é importante para a criança aprender as normas de educação durante as refeições, mas não há nenhuma necessidade de pressa. Nos primeiros momentos, o bebê irá comer com as mãos – mesmo que sejam oferecidas papinhas, é interessante deixar que o pequeno toque nelas – para conhecer as texturas, sabores e cores de cada alimento. 

Assim, só a partir dos oito meses de idade que a coordenação motora se desenvolve mais. Então, a criança começa a segurar melhor os alimentos e também pode brincar com os talheres, que será o início do aprendizado de como usá-los.

Introdução alimentar com colher

A colher é o primeiro talher com que o bebê tem contato. Desde os primeiros dias da introdução alimentar é importante deixar que os pequenos manuseiem esse objeto. Haverá muita bagunça, mas lembre-se que isso é importante para o desenvolvimento.

Garfo

O garfo é permitido antes mesmo da criança completar um ano. Contudo, o mais adequado e seguro é usar objetos produzidos exclusivamente para crianças. 

Além disso, é normal que, no início, o bebê use as mãos para espetar o alimento no talher. Esse é o primeiro passo para utilizar o garfo.

Faca

Para a faca, deve-se esperar um pouco mais de tempo para ensinar como utilizá-la, geralmente, apenas após os três anos.

Alcançada essa idade, a forma de começar a ensinar o uso desse talher é segurar na mãozinha da criança para cortar alimentos macios. Ademais, mostrar ainda com qual mão se segura a faca e o garfo. 

Uma introdução alimentar divertida

É importante utilizar pratos e talheres que sejam feitos para crianças. Além de possuir formatos ideais para essa idade, são mais seguros e cheios de cores e personagens que encantam os pequenos.

A Skip Hop, marca americana de acessórios infantis, por exemplo, possui pratos, tigelas, kit de talheres e garrafinhas especiais para os pequenos. Os utensílios têm estampas de bichinhos fofos e deixam a introdução alimentar mais divertida.

Veja alguns modelos:

Introdução alimentar com acessórios da Skip Hop
Introdução alimentar com acessórios da Skip Hop
Introdução alimentar com acessórios da Skip Hop

A Skip Hop está disponível na Kid’s Brasil (a loja do Chá de Gravidez). Acesse www.kidsbrasil.com.br e se encante!

Por fim, nos diga se restou alguma dúvida sobre o assunto. Para receber mais dicas de cuidados com os bebês, nos siga nas redes sociais. 

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *