Como deixar a introdução alimentar mais divertida

Introdução alimentar divertida

A introdução alimentar é um momento de aprendizado, mas que deve ser atrativo para os pequenos

A introdução alimentar é uma fase muito importante para o desenvolvimento do bebê. Sendo feita corretamente, ela pode iniciar uma relação saudável entre a criança e os alimentos que irá durar por toda a vida.

Para isso, a introdução alimentar também deve ser divertida. Assim, o bebê passará a ver o momento da alimentação como algo bom e também aprenderá mais sobre os sabores e texturas de cada ingrediente.

Com toda essa importância, criamos uma lista com dicas simples de como deixar as refeições mais legais para os pequenos e para suas famílias. Confira:

Introdução alimentar divertida nas refeições com a família
O bebê pode ser incluído nas refeições da família

Inclua o bebê nas refeições da família

O bebê também pode estar presente durante as refeições da família. Ao perceber as ações das outras pessoas ao se alimentarem, o pequeno ficará mais interessado na comida e em aprender alguns atos, como usar talheres e copo.

Além disso, ao perceber uma relação saudável entre os familiares e o momento da refeição, a criança fará o mesmo.

Mas nada de distrações

Apesar de estar junto com a família e com as conversas durante a refeição, a atenção do bebê deve ser focada na comida. Isto é, não é orientado ter desenhos, brinquedos e outras distrações. Afinal, isso irá atrapalhar a criança a conhecer os novos alimentos.

Ademais, é importante criar um momento harmônico, sem brigas, chantagens e ameaças caso o pequeno não coma tudo o que está no prato.

Introdução alimentar colorida

A introdução alimentar é o momento da criança conhecer um mundo novo: o dos alimentos. Por isso, as refeições devem ser interessantes para ela. Uma dica, então, é criar pratos coloridos, com frutas e vegetais variados. 

Para as crianças maiores, que já conseguem segurar os alimentos, vale cortar os ingredientes em formatos divertidos, como de bichinhos, por exemplo. 

Conte histórias ao bebê

Enquanto o alimenta, é importante que o adulto converse com o bebê. Mesmo ainda pequeno, conte como cada alimento é produzido, os animais que gostam daquela comida e diversas outras historinhas que também vão enriquecer a linguagem e o conhecimento da criança.

Aposte em pratinhos e talheres divertidos

Para finalizar, os pratos e talheres podem ser aliados para divertir e deixar a introdução alimentar mais atrativa para os pequenos.

Portanto, aposte em utensílios feitos especialmente para crianças. A marca americana Skip Hop, por exemplo, produz babadores, pratos, colheres, garfos e garrafinhas, entre outros produtos, com estampas muito fofas. 

Confira:

A Skip Hop é vendida na loja virtual do Chá de Gravidez, a Kid’s Brasil. Esses produtos estão a pronta entrega para todo o país. Acesse www.kidsbrasil.com.br e se encante com toda a fofura!

9 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *