Saiba quando o bebê está pronto para a introdução alimentar

chá_de_gravidez_introdução_alimentar_bebê_pronto

A introdução alimentar começa aos seis meses, mas alguns sinais indicam se o bebê está realmente pronto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que os bebês sejam amamentados até os 6 meses, exclusivamente. Depois dessa idade, começa a introdução alimentar.

Contudo, como saber se o seu pequeno está realmente preparado para começar a consumir outros tipos de alimentos?

Sistema digestivo e imunológico são fundamentais

A introdução alimentar começa aos 6 meses de idade. Nessa época, o sistema digestivo do bebê está preparado para receber outros tipos de alimentos.

Assim, a criança conseguirá digerir os alimentos sólidos e absorver os nutrientes deles.

Além disso, o sistema imunológico do bebê após seis meses de amamentação exclusiva também estará fortalecido. Dessa forma, serão evitadas alergias e outras reações contra as novas substâncias que irão fazer parte do corpo do seu pequeno.

No entanto, é importante ressaltar que o peso do bebê não interfere na decisão de quando iniciar a introdução alimentar. Esteja ele acima ou abaixo do peso, o leite materno é o suficiente para nutri-lo até os 6 meses de idade.

Maior necessidade de mamar antes da introdução alimentar

Apesar de se nutrir suficientemente pela amamentação, as mamães podem perceber que seus filhos têm uma necessidade maior de mamar quando se aproxima a idade da introdução alimentar.

Introdução alimentar para bebês que já conseguem se sentar

Outro fator que indica que o bebê está pronto é ele se sentar sozinho sem apoio (ou com pouco apoio). Essa postura e sustentação da cabeça são essenciais para a deglutição e evita engasgos.

Bebê conseguir sentar mostra que está pronto para introdução alimentar

Movimentos certos com as mãozinhas

Aprender a fazer o movimento de “pinça” com as mãos – pegar o alimento com os dedos indicadores e polegares – é importante para a introdução alimentar. Isso é relevante para todos e não só para as mamães que planejam usar o método BLW.

Outro movimento importante é o de usar os dedos para raspar o alimento e prendê-los nas palmas das mãos, também chamado de preensão palmar.

Por fim, também é necessário checar se o bebê perdeu o reflexo de colocar a língua automaticamente para fora da boca. Com isso, o pequeno não irá cuspir o alimento sólido sem querer.

Entretanto, procure sempre o seu pediatra para conversar sobre a introdução alimentar. Ele irá dizer se seu pequeno estará realmente pronto para essa fase e como conduzir da melhor forma.

Gostou do nosso conteúdo? Comente aqui a sua sugestão. Não esqueça de compartilhar com aquela amiga que também está prestes a viver a etapa da introdução alimentar.

1 Gostei
0 Não gostei

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *